Topo

Teve até soldado do Bope! "Tropa de Elite" vira tema de festa infantil no Rio

Eduardo Carneiro

Colaboração para o UOL

16/05/2017 16h10

“Pede pra sair”! “O senhor é um fanfarrão”! As famosas frases do personagem Capitão Nascimento no filme Tropa de Elite 1 bem que poderiam ter sido usadas quando Pedro Ganança, proprietário de um buffet infantil no bairro Jacarepaguá, no Rio, recebeu o pedido inusitado de promover uma festa com o tema Bope (Batalhão de Operações Especiais da Polícia Militar). Mas ele optou pelo lema “Missão dada é missão cumprida” e fez a alegria do pequeno Guilherme, que comemorava seus quatro anos.

A criança virou fã do Bope desde que viu o filme “por  acidente”, como explica a sua mãe, a vendedora Thaís Piquet. “Apesar de Tropa de Elite ser um filme não indicativo para a idade dele, o Guilherme entrou na sala um dia em que meu irmão estava vendo e aí acabou: começou a falar que ‘era polícia’. Quando chegou a época da festa e perguntei que tema queria, ele disse que era Bope. Ficou apaixonado!”, conta ela, que levou o desafio adiante.

“Quando cheguei para fechar a festa no buffet, disse que nós tínhamos um problema: o tema. Mas eu e o pessoal da casa fomos bolando várias ideias. Arrumei algumas coisas, eles compraram outras, fizeram camisas e foi saindo”, completa.

A decoração, os doces, as bexigas... Tudo remeteu ao Bope no aniversário de Guilherme. O ápice da festa foi quando três soldados da corporação entraram no buffet e fizeram seus gritos de guerra. O resultado agradou a todas as partes.

“De início, achei que a festa não era muito de criança, mas eu gostei e quase todos acharam muito legal. Alguns convidados, até da família, falaram que era um tema muito sério para uma criança da idade dele.  Mas foi ele quem quis! O que não fazemos pelo nosso filho? Para que iria comprar um tema ‘Vingadores’ e gastar dinheiro se não era isso que ele queria? Ele ficou encantado!”, argumenta Thaís.

“Esse olhar de policial herói foi notório no dia da festa, e é algo que fico feliz em ajudar a resgatar. As pessoas esquecem, mas sempre que o marido bate na mulher, quando o som do vizinho é alto, quando batem o carro, a primeira coisa que fazem é ligar para a polícia. Às vezes só destacam as coisas negativas deles”, completa Ganança, o dono do buffet que agora adotou de vez o Bope em seu portfólio – um aniversário em junho terá novamente esta temática.

Ganança inclusive tem números que comprovam o sucesso do tema. Segundo ele, a publicação da festa de Guilherme na página do buffet no Facebook alcançou quase 100 mil pessoas, com 75 compartilhamentos e 1100 curtidas. Para efeito de comparação, uma com o tema ‘Cinderela’ teve 400 curtidas. Como já diria o Capitão Nascimento: “nunca serão, jamais serão”!