Topo

Como entra? Obra atrasada deixa posto de saúde com porta a 5 metros do chão

Obra do posto de saúde em Biguaçu (SC) deveria ter sido concluída em 2014 - Alysson Ertal / câmara de vereadores
Obra do posto de saúde em Biguaçu (SC) deveria ter sido concluída em 2014 Imagem: Alysson Ertal / câmara de vereadores

Demétrio Vecchioli

Colaboração para o UOL

06/06/2017 16h27

A obra de um posto de saúde que deveria ter ficado pronta em seis meses completa nesta terça-feira (06) três anos de aniversário. Mas nem é possível comer um bolo lá dentro para lembrar a data. É que a porta para entrar no posto, praticamente pronto, fica a cerca de cinco metros do chão. E não há escada para chegar até lá.

O posto de saúde fica no bairro Prado, no município de Biguaçu, na Grande Florianópolis, e deveria atender 7 mil pessoas que moram na região. A obra foi empenhada em 6 de junho de 2014 e, de acordo com a oposição ao prefeito reeleito, ficou parcialmente pronta há cerca de um ano.

"A placa dizia que era para se entregue no dia 4 de dezembro de 2014. Seria uma obra de seis meses, um prazo normal para um posto de saúde desse. Só que, para começar a obra antes do período eleitoral, o prefeito começou a obra onde era um reservatório de água, onde só tem pedra", reclama o vereador Nino Zimmermann, do PMDB.

Obra de posto de saúde em Biguaçu estava prevista para ser concluída em 2014 - Alysson Ertal / câmara de vereadores - Alysson Ertal / câmara de vereadores
Imagem: Alysson Ertal / câmara de vereadores

Ele faz oposição ao prefeito Ramon Wollinger, do PSD, que se reelegeu no ano passado. "Na campanha ele prometeu que a obra ia ficar pronta no fim do ano. Ele ganhou a eleição, está sentado na cadeira, e a sociedade esperando pela obra", reclama o vereador.

O Ministério da Saúde investiu R$ 517 mil na obra, que fica em um bairro de relevo acentuado. Segundo a prefeitura, aquele era o único terreno disponível para construir o posto de saúde e o projeto sempre incluiu a construção de uma escada e a instalação de um elevador.

Com a repercussão do caso e as críticas na Câmara Municipal, a prefeitura promete que nesta quarta-feira (07) vai abrir a concorrência para que a obra seja concluída, com a instalação do elevador, que já teria sido comprado.

O problema, segundo o vereador de oposição, é que a explosão de novas rochas para que a escada seja construída está deteriorando o que já está pronto. "Quanto mais rocha detona, mais detona a estrutura do prédio novo. Está dando rachadura e infiltrações, de tanto chacoalhar." Segundo a prefeitura, o posto continua em obras e segue sendo responsabilidade da construtora.