Topo

Surfista desabafa após encontrar geladeira boiando no mar: "O Rio está se superando"

Reprodução/Instagram
Imagem: Reprodução/Instagram

Eduardo Carneiro

Colaboração para UOL

09/06/2017 17h56

Quinta-feira, 8 de junho, Dia Mundial dos Oceanos. O fotógrafo e surfista Marcus Schaefer, 42 anos, 35 deles pegando ondas, aproveitou a tarde ensolarada no Rio de Janeiro e mergulhou no mar da Praia do Leblon com sua prancha para celebrar a data. Porém, acabou percebendo que as águas não ganharam um presente. Muito pelo contrário.

Schaefer simplesmente se deparou com uma geladeira boiando no mar enquanto surfava. Impressionado, aproveitou que estava com sua câmera e registrou as imagens, que depois foram editadas pelo amigo Antônio Amaral. O vídeo, publicado no Instagram do fotógrafo, gerou bastante repercussão na Internet.

“Infelizmente encontramos lixo em muitas praias no Rio, no Brasil e no mundo. O Rio não é o único felizardo em ter estas pessoas ‘educadas’, mas está se superando dia após dia. Já vi muita coisa esquisita dentro da água, mas geladeira foi bem surreal”, desabafou Schaefer em entrevista ao UOL.

Ele ainda comentou a ironia de o episódio acontecer justamente no Dia Mundial dos Oceanos (World Ocean Day, em inglês). O propósito da data é conscientizar a sociedade sobre os impactos que as atividades humanas estão provocando nas águas que constituem dois terços da superfície terrestre.

“É triste demais e logo no Dia Mundial dos Oceanos. Vivemos em um país em que a educação é bastante deficiente. Não espero coisa diferente de países com péssimos gestores, administração caótica e pessoas sem educação. A geladeira foi apenas um símbolo da falta de limite”, lamentou Schaefer.

O fotógrafo e surfista ficou satisfeito com a onda de comentários em sua rede social lamentando o episódio e diz que divulgou as imagens porque ama o mar. O mesmo, porém, não se estende a outras pessoas. “O problema da educação é tão grave quanto o da saúde. Está feia a coisa para a gente”, concluiu.