Topo

Três policiais ficam feridos em troca de tiros acidental entre PF e Polícia Civil

Getty Images/iStockphoto
Imagem: Getty Images/iStockphoto

Demétrio Vecchioli

Colaboração para o UOL

09/06/2017 10h49

Uma troca de tiros no Rio Negro deixou três policiais feridos na noite desta quinta-feira, em Manaus. Mas, desta vez, os bandidos não participaram. O tiroteio foi entre duas forças de segurança, que tentavam realizar a mesma operação. De um lado, a Polícia Civil do Amazonas. Na outras, a Polícia Federal.

O caso aconteceu por volta das 19h30 nas proximidades do Estaleiro Rio Negro e, de acordo com uma nota conjunta, foi causado por um "equívoco recíproco na identificação de alvos". O comunicado é assinado pela A Secretaria de Segurança Pública do Estado do Amazonas, a Polícia Civil do Amazonas e a Superintendência da Polícia no Amazonas.

De acordo com esses três órgãos, as equipes tinham como alvo comum uma embarcação que transportava cerca de 500 kg de drogas. Os policiais civis chegaram primeiro e, depois, os federais, de barco. Como estava escuro, um grupo não identificou outro - ambos acharam que estavam trocando tiros com os bandidos.

A consequência da confusão é que dois policiais federais e um um civil foram feridos. De acordo com o comunicado, eles se encontram sob cuidados médicos e não correm risco de vida. Ao menos a droga foi apreendida e os traficantes presos.

Ficou, porém, o mal estar entre os órgãos, que agora prometem "aprimiorar os protocolos de comunicação e a troca de informações entre os escalões operacionais das instituições policiais". De acordo com eles, procedimentos foram instaurados para apurar o ocorrido.

"A SSP-AM, a Polícia Civil do Amazonas e a Polícia Federal reiteram o compromisso de integrar esforços institucionais conjuntos no combate ao narcotráfico no Amazonas, se solidarizam no apoio aos servidores feridos durante o importante trabalho que desenvolvem e cujo risco, inclusive de avaliação, é inerente à atividade operacional em campo", completa a nota.