Topo

Acidente envolvendo ônibus, carreta e ambulâncias deixa ao menos 15 mortos no ES

acidente em Guarapari - Reprodução/Twitter/Rádio BandNews FM - Reprodução/Twitter/Rádio BandNews FM
Imagem: Reprodução/Twitter/Rádio BandNews FM

Do UOL, em São Paulo e no Rio

22/06/2017 08h36Atualizada em 22/06/2017 13h46

Um acidente envolvendo um ônibus, uma carreta e duas ambulâncias deixou ao menos 15 mortos na BR-101, rodovia que liga o Rio de Janeiro ao Espírito Santo, na manhã desta quinta-feira (22). A colisão ocorreu por volta das 6h30, na altura do quilômetro 343, na cidade capixaba de Guarapari, a cerca de 50 km de Vitória.

O número de mortos, atualizado às 10h, foi confirmado pelo Corpo de Bombeiros do Espírito Santo. Das 15 vítimas, morreram 13 passageiros que estavam no ônibus e dois motoristas envolvidos no acidente --o da carreta e o de uma ambulância, que pertence à Prefeitura de Jerônimo Monteiro (ES).

A Secretaria de Estado de Saúde informou que, até 11h, sete feridos haviam sido atendidos pelo Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência). Dois deles foram deslocados com o auxílio de um helicóptero do Notaer (Núcleo de Operações e Transporte Aéreo). Todos estão em estado grave, de acordo com o último boletim.

Quatro pessoas foram encaminhadas para o Hospital Estadual Jayme Neves, na Serra; duas para o hospital São Lucas, em Vitória; e uma para o hospital Antônio Bezerra de Faria, em Vila Velha.

Segundo a Secretaria de Segurança Pública, o Corpo de Bombeiros socorreu três vítimas, levadas para o PA de Guarapari e hospital São Lucas.

Proprietária de uma das ambulâncias, a Prefeitura de Jerônimo Monteiro informou que o veículo, um Doblô, era usado para deslocamento de pacientes da cidade até Vitória, onde eles passariam por exames especializados. O condutor morreu no local. Ele foi identificado como Alisinaldo Zampili Vargas, 36, e trabalhava há seis anos como motorista da prefeitura. Os outros ocupantes sobreviveram e estão bem.

guarapari - es - Reprodução/Twitter/Rádio BandNews FM - Reprodução/Twitter/Rádio BandNews FM
Acidente trágico em Guarapari (ES) deixou mortos e feridos, segundo a PRF
Imagem: Reprodução/Twitter/Rádio BandNews FM

Em entrevista à rádio BandNews FM, o superintendente da PRF-ES (Polícia Rodoviária Federal do Espírito Santo), Wilys Lyra, explicou que, em razão das condições no local, a carreta acabou tombando e invadindo a pista de sentido contrário, na contramão. Ela seguia para a cidade de Cachoeiro de Itapemirim, no sul capixaba.

O veículo de carga então colidiu frontalmente com o ônibus (que trafegava na pista sentido Vitória) e, na sequência, com as ambulâncias.

Algumas vítimas foram arremessadas para fora dos veículos e outras, carbonizadas. Pelo menos um dos veículos acabou pegando fogo após a tragédia. "Há várias vítimas carbonizadas no local, além de vários feridos", informou a PRF-ES, via Twitter.

O superintendente da PRF-ES disse ainda que há óleo na pista, que foi bloqueada para facilitar o trabalho das equipes de socorro. A carreta estava carregada com blocos de granito, e parte desse material também foi despejado na estrada em razão do acidente.

"Estamos preocupados primeiramente em resgatar essas pessoas e identificar os mortos no local. Após isso, vamos recolher os dados dessas pessoas. Foi uma fatalidade", afirmou Lyra.

O ônibus, da viação Águia Branca, fazia o trajeto São Paulo-Vitória, com 31 passageiros a bordo. Em nota, a empresa informou lamentar o acidente e que, assim que tomou conhecimento dos fatos, "toda a diretoria segue acompanhando de perto todas as providências necessárias, sem medir esforços para o apoio aos passageiros e familiares".

Até 11h30, segundo a PRF, o trecho da BR-101 próximo ao quilômetro 343 continuava totalmente bloqueado para o trânsito.