Topo

Mulher que estava grávida de gêmeos diz que um bebê sumiu após parto na Bahia

Grávida de gêmeos, Cleidiane dos Santos só recebeu uma criança depois do parto - Reprodução/Fábio Roberto Notícias
Grávida de gêmeos, Cleidiane dos Santos só recebeu uma criança depois do parto Imagem: Reprodução/Fábio Roberto Notícias

Lucas Borges Teixeira

Colaboração para o UOL

11/07/2017 14h24

Uma jovem acusa uma maternidade de Ilhéus, no litoral sul da Bahia, do sumiço de um de seus dois filhos recém-nascidos. De acordo com depoimento prestado à polícia, Cleidiane Silva dos Santos estava grávida de gêmeos, mas só recebeu uma criança depois do parto.

A jovem de 22 anos foi à Maternidade Santa Helena, do Hospital São José, no dia 24 de junho para dar a luz a seus filhos gêmeos, Laercio Antony e Bryan Antony. Quando estava na sala de parto, à espera da operação, uma cesariana, sofreu um mal-estar e só se recuperou depois.

No dia seguinte, Cleidiane recebeu apenas um bebê, quando esperava por dois. Segundo seu depoimento à polícia, ela perguntou ao enfermeiro onde estava o outro, mas ele disse que havia apenas um.

De acordo com a delegada Andréia Oliveira, responsável pelo caso, Cleidiane contou ainda que uma enfermeira afirmou que o médico que fez a operação teria tirado uma foto para provar que havia apenas uma criança. A mãe, porém, não teve acesso à imagem.

“Cleidiane também contou que, quando chegou à maternidade, no dia 24, uma enfermeira ouviu o coração dos dois bebês e disse que estava tudo bem com ambos”, afirma a delegada, em entrevista ao UOL. A jovem, no entanto, tem poucas lembranças da hora do parto por causa do mal-estar. “Durante o procedimento, ela passou mal, até chegou a vomitar. Agora, estamos esperando o prontuário médico.”

Uma ultrassonografia feita na Clínica Radiológica de Ilhéus (CRI) no dia 3 de junho, quando Cleidiane estava com 37 semanas de gestação, endossa a versão da jovem. O exame mostra dois fetos, um com peso provável de 3,1 kg e outro, com 2,8 kg, além de outros detalhes, como circunferência abdominal e comprimento do fêmur.

Ultrassonografia feita no dia 3 de junho endossa a versão de Cleidiane - Reprodução/Fábio Roberto Notícias - Reprodução/Fábio Roberto Notícias
Ultrassonografia feita no dia 3 de junho endossa a versão de Cleidiane
Imagem: Reprodução/Fábio Roberto Notícias

Cleidiane registrou o boletim de ocorrência na última quinta-feira (6). No dia seguinte, a delegada enviou uma equipe para averiguação, que foi ao hospital na presença da mãe. Os oficiais, no entanto, não encontraram a equipe responsável pelo parto.

Como ainda não recebeu uma resposta do São José, a delegada enviou na tarde de segunda (10) um ofício que intima o diretor do hospital, o médico responsável e os enfermeiros que participaram do parto, a compareçam à delegacia para prestar depoimento.

“O hospital tem de explicar se tinha um ou dois bebês. E, se havia dois, tem de contar o que aconteceu com o outro, onde ele está”, afirma Andréia Oliveira. “Isso tudo está, no mínimo, muito estranho.”

A reportagem não conseguiu entrar em contato com o Hospital São José até o fechamento da matéria.