Topo

Aves silvestres são baleadas em área nobre do Rio, mas sobrevivem

Gavião carijó foi atingido por bala de grosso calibre quando voava no Rio de Janeiro - Paulo Maia/Divulgação
Gavião carijó foi atingido por bala de grosso calibre quando voava no Rio de Janeiro Imagem: Paulo Maia/Divulgação

Demétrio Vecchioli

Colaboração para o UOL

13/07/2017 13h42

Três aves silvestres foram baleadas em apenas dois dias no Leblon, bairro nobre da zona Sul do Rio de Janeiro. Um gavião carijó e dois falcões peregrinos resistiram aos tiros, todos na altura do peito, mas têm chances remotas de se recuperarem. Os três estão sendo tratados no abrigo da ONG SOS Aves e Cia, em Saquarema, no litoral do estado do Rio.

A Polícia Federal, que investiga crimes de natureza ambiental, informa que foi determinada a instauração de Inquérito Policial para apurar os fatos.

Paulo Maia, diretor-presidente da ONG e responsável pelo resgate, revelou ao UOL surpresa por encontrar os animais feridos por balas. “A gente não sabe como esses animais foram feridos. A Polícia Federal é quem vai investigar, por ser um crime ambiental. O gavião foi encontrado no Alto Leblon no sábado e os falcões na parte alta da Rocinha no domingo”.

Maia, que milita há 30 anos na causa animal, diz que nunca havia visto qualquer caso sequer parecido e se surpreendeu com o fato de os três animais terem sido encontrados com diferença de dois dias em uma área bastante próxima – o Alto Leblon é vizinho da Rocinha.

“Em trinta anos já vi de tudo, menos atingirem aves em metrópole. A gente ainda não sabe o que pode ter acontecido, mas chama atenção que os três tiros foram no peito das aves. Quem é que tenha feito isso vai responder por crime ambiental”, afirma Maia.

As aves estão sendo tratadas por especialistas que auxiliam a ONG, mas dificilmente irão resistir aos ferimentos. “Os três estão em estado crítico. Existe uma possibilidade bastante remota de se salvarem, mas existe a possibilidade”, garante.