Topo

Cidade de SC registra menor temperatura do país, com -7,4º C; RS tem relatos de neve

Pessoa caminha no frio em Santana do Livramento (RS) -  FABIAN RIBEIRO/AGÊNCIA FREE LANCER/ESTADÃO CONTEÚDO
Pessoa caminha no frio em Santana do Livramento (RS) Imagem: FABIAN RIBEIRO/AGÊNCIA FREE LANCER/ESTADÃO CONTEÚDO

Lucas Borges Teixeira

Colaboração para o UOL

18/07/2017 09h52

O Sul experimentou temperaturas negativas na madrugada desta terça-feira (18). A recém-chegada massa de ar polar colocou os termômetros para baixo de 0° nos três Estados da região.

Santa Catarina apresentou a temperatura mais baixa: -7,4° C no Morro da Igreja, município de Urubici, aponta a Somar Meteorologia. No Rio Grande do Sul e no Paraná, as temperaturas chegaram a -4° C, em São José dos Ausentes e Inácio Martins, respectivamente. Houve relato de neve em seis cidades gaúchas.

Santa Catarina registrou a temperatura mais baixa do país; nesta foto, São Joaquim registra -4º C - Reprodução/Twitter - Reprodução/Twitter
Santa Catarina registrou a temperatura mais baixa do país; nesta foto, São Joaquim registra -4º C
Imagem: Reprodução/Twitter

O Estado de São Paulo também presenciou uma brusca queda nos termômetros. Na Barra do Turvo, próxima ao Paraná, a temperatura caiu para 3° C na madrugada, enquanto em Campos do Jordão, conhecida por seu clima frio, chegou a 4,6° C. 

Na capital paulista, caiu para cerca de 10° C, média que deve manter durante o dia, com máxima de 13° C - de acordo com a Folha de S.Paulo, a sensação térmica chegou a 4º C. “Como a massa de ar polar está chegando no Estado, o frio deve ganhar força durante a tarde, e não perder, como é o comum”, explica a meteorologista Juliana Resende.

As baixas temperaturas no Sul e no Sudeste devem se manter até a manhã da próxima quinta-feira (20). Para amanhã (19), o Sul ainda pode esperar temperaturas abaixo de 0° C, com possibilidade de geada e neve.

“Como a massa de ar polar ainda está passando, as temperaturas tendem a ficar baixas”, explica Juliana. “Depois de quinta-feira, não ficarão tão altas assim, mas a sensação já fica um pouquinho melhor.”

A massa de ar polar segue pelo interior do país, onde deve atingir nesta semana o Centro-Oeste e ir até o sul da região Norte. A expectativa é de que o frio continue até quinta à tarde, de acordo com o instituto, sendo que a próxima madrugada também deve ser gelada na maior parte do país.

Previsão de frio para quarta-feira - Reprodução/Jornal do Tempo - Reprodução/Jornal do Tempo
Previsão de frio para quarta-feira
Imagem: Reprodução/Jornal do Tempo

Registro de neve em Palmas (via TN online):

Internauta mostra gelo em Planalto (PR): 

Internauta do Pontal do Paraná mostra gelo: