Topo

Piloto de 72 anos sobrevive a acidente de avião em MG; veja o vídeo

Divulgação/Corpo de Bombeiros de Pará de Minas
Imagem: Divulgação/Corpo de Bombeiros de Pará de Minas

Eduardo Carneiro

Colaboração para o UOL

25/07/2017 10h58

Um avião monomotor experimental caiu durante tentativa de pouso na pista do Aeroclube de Pará de Minas, região central de Minas Gerais, na tarde da última segunda-feira. Um vídeo que circula nas redes sociais flagra o exato momento do acidente. O UOL apurou que ele não poderia voar, por estar com a licença vencida.

De acordo com o tenente Link, do Corpo de Bombeiros da cidade mineira e um dos agentes de resgate que atenderam a ocorrência, o avião bateu de raspão num poste de energia e atingiu o telhado de uma casa antes de cair na cabeceira da pista.

Único ocupante da aeronave, o militar reformado André Barbosa Silva, de 72 anos, sofreu uma fratura exposta na perna direita e uma fratura fechada na esquerda. Ele foi encontrado pelos bombeiros consciente, reclamando de dores nas pernas, e sem mais escoriações visíveis.

O militar reformado indicou no momento do resgate que uma possível pane num dos motores o levou a perder o controle e não conseguir fazer o pouso com sucesso. Órgãos federais ligados à FAB (Força Aérea Brasileira) não devem investigar o caso, por se tratar de uma aeronave experimental.

 

Piloto de 72 anos sobrevive a acidente de avião em MG - Divulgação/Corpo de Bombeiros de Pará de Minas - Divulgação/Corpo de Bombeiros de Pará de Minas
Imagem: Divulgação/Corpo de Bombeiros de Pará de Minas

André Barbosa Silva foi internado no Hospital Nossa Senhora da Conceição, em Pará de Minas, não corre risco de vida e até a noite de segunda-feira aguardava liberação para ser transferido para um hospital de Belo Horizonte, onde mora.

O Corpo de Bombeiros monitorou o local do acidente e a retirada dos destroços da aeronave diante de uma suspeita de possível vazamento de combustível, mas o risco de explosão foi rapidamente descartado.