Topo

Com crimes passionais e tráfico, Grande Salvador tem 29 homicídios em dois dias

18 homicídios ocorreram só na capital; número foi impulsionado por crimes passionais - Nick Adams /Reuters
18 homicídios ocorreram só na capital; número foi impulsionado por crimes passionais Imagem: Nick Adams /Reuters

Luís Adorno

Do UOL, em São Paulo

08/08/2017 11h39Atualizada em 08/08/2017 13h30

Salvador e os outros 12 municípios que compreendem a região metropolitana registraram 29 homicídios no último final de semana (5 e 6 de agosto), segundo dados da SSP (Secretaria da Segurança Pública) da Bahia. Do total de mortes, 18 ocorreram na capital. Segundo a SSP, o número de crimes está acima da média.

Também foram registradas, no mesmo final de semana, outras 12 tentativas de homicídio. Os dados são referentes a ocorrências registradas nas delegacias entre 0h de sábado e 23h59 de domingo. 

De acordo com a secretaria, o aumento no número de crimes ocorreu porque houve cinco ocorrências que envolveram mais de uma vítima fatal. O final de semana também "foi marcado pelo aumento de crimes passionais", informou a SSP.

"O número de mortes contabilizadas nos dias 5 e 6 de agosto saiu da média registrada nos finais de semana do primeiro semestre, que tem figurado entre 14 casos", afirmou a secretaria, em nota.

As primeiras informações às quais a polícia teve acesso dão conta de que algumas vítimas estavam envolvidas com o tráfico de drogas. "Inclusive, com passagens pela polícia, levando a crer que alguns crimes têm relação direta pela disputa do comércio de drogas e acerto de contas", disse a secretaria.

O DHPP (Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa) investiga todos os casos e não descarta a correlação entre alguns deles. "O DHPP já possui indicativo de autoria de, pelo menos, seis mortes", informou a SSP.

A polícia pede que qualquer informação sobre a autoria dos casos registrados no final de semana seja encaminhada através do Disque-Denúncia, pelo número (71) 3235-0000.