Topo

Dois PMs são assassinados no Rio em menos de 24 horas; já são 96 casos no ano

Com a morte da cabo, já são 97 assassinatos de policiais militares no Estado do Rio de Janeiro em 2017 - Reprodução/Facebook
Com a morte da cabo, já são 97 assassinatos de policiais militares no Estado do Rio de Janeiro em 2017 Imagem: Reprodução/Facebook

Do UOL, em São Paulo

12/08/2017 09h59

Dois policiais militares foram mortos em menos de 24 horas no Rio de Janeiro entre a sexta-feira (11) e a madrugada deste sábado (12). Com eles, sobe para 96 o número de PMs assassinados no Estado só em 2017. No levantamento, não foi considerada a morte de um PM em acidente de carro durante serviço no dia 5 deste mês --com esse caso, o total de mortes violentas vai a 97.

A última PM vítima da escalada de violência no Rio foi a cabo Elisângela Bessa Cordeiro, 41. Horas antes, o soldado Samir da Silva Oliveira, 37, lotado da UPP (Unidade de Polícia Pacificadora) São João, havia sido morto no bairro do Méier. Em menos de 24 horas, foram três policiais mortos no Rio (dois PMs e um civil).

Elisângela morreu na madrugada deste sábado (12) após ser baleada na cabeça durante um assalto na avenida Brasil, próximo a esquina com avenida Pastor Martin Luther King, no bairro de Coelho Neto, na zona norte do Rio de Janeiro.

Segundo o boletim de ocorrência, Elisângela estava com o marido dentro de um carro na avenida Brasil quando eles foram abordados por assaltantes que queriam roubar o veículo. Ao perceberem que a mulher era policial, atiraram na cabeça dela.

O Corpo de Bombeiros foi acionado e chegou a socorrer Elisângela para o Hospital Central da Polícia Militar, no bairro do Estácio, centro do Rio, mas ela não resistiu aos ferimentos. Ninguém foi preso até as 8h da manhã de hoje.

Já o soldado Samir da Silva Oliveira, 37, lotado da UPP (Unidade de Polícia Pacificadora) São João, foi morto por volta das 19h da sexta-feira (11) enquanto fazia patrulhamento na rua 24 de Maio, no bairro do Méier, zona norte do Rio.

Os PMs abordaram o carro suspeito no local e foram recebidos por tiros. O soldado foi baleado no rosto. Chegou a ser levado para o Hospital Municipal Salgado Filho, mas morreu no local.

Na manhã de hoje, a PM informou na sua conta no Twitter que policiais do 3º BPM, que compreende os militares lotados na UPP São João e que atuam na região do Méier, prenderam três homens, um deles suspeito de participar da morte de um policial. 

Também ontem, um policial civil foi morto durante tiroteio na comunidade do Jacarezinho, zona norte do Rio. Segundo nota do Hospital Federal de Bonsucesso, onde Bruno Guimarães Bühler, 36, foi atendido, o policial da Core (Coordenadoria de Recursos Especiais) chegou ao local em estado grave. "A equipe médica realizou todos os procedimentos para reanimação, porém sem sucesso e o paciente veio a óbito", informou.

A operação começou pela manhã desta sexta e prendeu 15 pessoas --das quais quatro são apontadas como gerentes do tráfico-- e apreendeu 32 motos e 38 carros roubados, além de drogas. A intenção da polícia era cumprir 23 mandados de prisão.

A ação, que também foi realizada na comunidade de Manguinhos, estava sendo elaborada havia oito meses e contou com cerca de 200 homens. Além de agentes da Core, havia policiais da Delegacia de Combate às Drogas e da PM, além de reforço da Força Nacional de Segurança.