Topo

Professora de escola pública faz 'hamburgada' para realizar sonho de alunos

Arquivo pessoal
Imagem: Arquivo pessoal

Renan Prates

Colaboração para o UOL

14/08/2017 04h00

Ludmila Cruzal é professora há 15 anos. Mesmo com tanta experiência, ela se deparou com uma situação que a deixou sensibilizada. Durante uma atividade com os alunos, Ludmila descobriu que metade da sua classe em uma escola pública da cidade de Magé, no Rio de Janeiro, tinha um sonho fácil de ser realizado: comer hambúrguer. Com dinheiro do próprio bolso, organizou uma "hamburgada".

Durante a atividade de alfabetização, as crianças de cinco a seis anos foram desafiadas a escolher uma palavra com a letra H dentre três opções: hipopótamo, hospital e hambúrguer. A terceira foi a escolhida e, então, a professora pediu que os pequenos que gostassem do lanche levantassem as mãos. Poucos se manifestaram, para surpresa de Ludmila, que se divide entre trabalhar no ensino público e em uma escola particular, duas realidades totalmente diferentes. "Algo tão simples para tantos, tão frequente para muitos que chega ser utópico acreditar que eles nunca comeram", disse em um post nas redes sociais.

"Tia, nunca comi um, mas já sonhei que comia", respondeu um dos pequenos, segundo a professora. "O que é que vem naquela caixinha do lanche? Vem brinquedo mesmo? É de verdade?", questionou outro aluno. A educadora conta que segurou o choro e logo foi pedir autorização da diretora e da nutricionista para fazer vários hambúrgueres para as crianças. 

Na última quinta-feira, 10, Ludmila compartilhou em seu perfil no Facebook um relato emocionante e confessou que não esperava tanta repercussão na internet. “Estou ainda sem acreditar, acho que não gastei R$ 60 para fazer os lanches”.

Em uma das fotos postadas, um cartaz reúne frases ditas pelos pequenos alunos. "Realizou meu sonho, agora pode fazer pizza", disse um deles. "Meu primeiro hambúrguer queria levar para casa. Meu irmão vai gostar, também", afirmou outro. Ludmila conta que o irmão do aluno não passou vontade: um dos hambúrgueres feitos foi embalado para viagem.