Topo

Polícia do Rio prende suspeito de pendurar fuzil em estátua de Michael Jackson

Estátua do cantor Michael Jackson, erguida no alto do Santa Marta em 1996 - Reprodução/WhatsApp
Estátua do cantor Michael Jackson, erguida no alto do Santa Marta em 1996 Imagem: Reprodução/WhatsApp

Renan Prates

Colaboração para o UOL

20/08/2017 19h56

Integrantes da Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) de Santa Marta prenderam neste domingo (20) um dos suspeitos de pendurar um fuzil na estátua do cantor Michael Jackson no Rio de Janeiro.

A assessoria de imprensa da UPP informou que Mateuszinho, como é conhecido, é foragido da justiça. Ele foi reconhecido durante um patrulhamento na favela.

O órgão informou ainda que, contra Matheuszinho, há um mandado de prisão em aberto por tentativa de homicídio contra um policial da UPP, baleado em 26 de dezembro de 2016.

A prisão foi registrada na 10ª DP (Botafogo). As buscas pelos outros integrantes do grupo acusado de colocar o fuzil na estátua continuam.

A imagem da homenagem a Michael Jackson com o fuzil rapidamente viralizou nas redes sociais - não se sabe quem foi o autor da foto.

A escultura em homenagem a Michael Jackson fica no alto da favela e foi erguida como um símbolo da visita do cantor, em 1996. Na ocasião, a estrela da música pop gravou cenas do clipe da música "They don't care about us". O cineasta Spike Lee, que dirigiu a obra, afirmou à época que os produtores tiveram que pagar a traficantes para que a equipe de filmagem pudesse subir o morro.

O Santa Marta foi a primeira comunidade a receber uma UPP, em 2008, o que deu início à política de segurança pública adotada na gestão do ex-governador Sérgio Cabral (PMDB) e do ex-secretário José Mariano Beltrame. Ao longo dos anos, no entanto, o projeto de ocupação policial foi se deteriorando a partir de sucessivos episódios de violência.

UOL também entrou em contato com a assessoria de imprensa da Polícia Civil do Rio de Janeiro, que informou que a delegacia está atuando em parceria com a Polícia Militar para identificar e prender outros envolvidos.