Topo

Advogado de suspeito de atropelar ciclista em Osasco (SP) procurou a polícia

Lusimar Rodrigues/Arquivo Pessoal
Imagem: Lusimar Rodrigues/Arquivo Pessoal

Do UOL, em São Paulo

02/09/2017 21h13

O advogado do principal suspeito de atropelar e arrastar um ciclista entre Osasco e São Paulo, na tarde de quarta-feira (30), esteve na delegacia neste sábado (2) para conversar com os policiais, informou ao UOL um funcionário da delegacia, que pediu para não ser identificado. Segundo ele, o advogado disse que iria reunir-se com a família e tentar convencer o motorista a se entregar na segunda-feira (4).

Mario Prestes Neto, de 61 anos, está foragido. Ele foi denunciado pela própria filha, que registrou um boletim de ocorrência em Itapevi, município da Grande São Paulo.

O pintor Gilmar Barbosa da Mata, 45, voltava do trabalho para casa. Às 17h50 de quarta-feira (30), o motorista de um Renault Clio preto atropelou e arrastou Mata no capô do carro por cerca de 2,5 km, desde a avenida das Nações Unidas, em Osasco, na Grande São Paulo, até o viaduto do Cebolão, já na capital, onde caiu e não resistiu aos ferimentos. O motorista deixou o local do incidente sem prestar socorro à vítima. 

Natural de Boquira, na Bahia, a vítima trabalhava como pintor e morava em São Paulo havia cerca de 18 anos. Ele faria aniversário de 46 anos na sexta-feira, 1º. O incidente ocorreu no primeiro dia em que foi ao trabalho de bicicleta, pois costumava utilizar o próprio carro no trajeto. 

O crime foi registrado no 91º DP (Distrito Policial), no Ceasa, zona oeste da cidade, por homicídio doloso, ou seja, quando há intenção de matar. O crime é passível de pena de 12 a 30 anos de reclusão. Por volta das 19h de quinta-feira, o carro foi localizado em Itapevi, na região metropolitana de São Paulo.

21 ciclistas mortos no 1º semestre de 2017

Ao todo, 21 ciclistas foram mortos na cidade de São Paulo entre janeiro e junho deste ano. O número de vítimas representa uma alta de 75%, comparado ao mesmo período de 2016, quando 12 pessoas foram mortas enquanto pedalavam na capital.

Os dados são compilados pelo Infosiga, site do governo de São Paulo que concentra estatísticas de óbitos no trânsito. De acordo com o site, o número geral de mortes no trânsito na cidade subiu 1,2%, passando de 476 para 482 casos registrados em delegacias.

(Reportagem de Thâmara Kaoru e Luís Adorno, do UOL, em São Paulo; com informações de Estadão Conteúdo)