Topo

Alunos simulam em escola 'banca do tráfico' com imitações de fuzis e drogas no Dia do Carioca

Cinco alunos adolescentes representaram traficantes e o comércio ilegal de drogas do Rio - Reprodução
Cinco alunos adolescentes representaram traficantes e o comércio ilegal de drogas do Rio Imagem: Reprodução

Marcela Lemos

Colaboração para o UOL, no Rio

12/09/2017 14h40Atualizada em 12/09/2017 14h40

Um grupo de estudantes do Colégio Pedro II causou polêmica nas redes sociais ao divulgar fotos de um dia temático na escola, onde aparecem portando imitações de fuzis e embalagens que simulam sacos de cocaína e tabletes de maconha.

A atividade proposta na unidade de São Cristóvão do colégio, na zona norte carioca, era de um dia temático em que o estilo de vida do carioca deveria ser representado.

No entanto, cinco alunos entre 16 e 17 anos representaram traficantes e o comércio ilegal de drogas do Rio. A única menina a participar do grupo adotou a personagem de mulher do chefe do tráfico. A definição de comunidade carioca foi apresentada no pátio da escola durante o horário do recreio às 10h da última terça-feira (5).

Em uma nota pública, o diretor do Pedro II explicou que atividades temáticas são rotineiras na escola e que o grupo agiu sem consentimento dos professores. Oscar Halac minimizou o ocorrido.

“Todos os dias os cariocas se deparam em jornais e revistas, em telenovelas, com ações de traficantes com armas e drogas. Além disso, são vítimas cotidianamente da violência urbana, assassinatos e assaltos, e os alunos do Pedro II muitos residem em áreas risco e vulnerabilidade social.”

Na nota, o diretor da escola criticou a divulgação das imagens por um blog. “Prestou-se a divulgar imagens de estudantes com foco totalmente descontextualizado”, defendeu.

Preocupada com a postura dos alunos, uma comissão de pais pediu à diretoria providência sobre o caso. Uma mãe que pediu para não ser identificada se disse preocupada.

“A gente espera da escola atividades educacionais. Exemplos positivos. Como o colégio permitiu uma apresentação dessa? Esses alunos tinham que ter sido chamados atenção na hora e a exposição suspensa”, avaliou a mãe.

De acordo com o Pedro II, os alunos foram identificados e medidas educacionais foram adotadas.

Nas redes sociais onde um vídeo da atividade foi divulgado, alguns internautas apoiaram a instituição.

“Uma escola de vida e cidadania, onde se discute de tudo. Está sempre à frente e na frente, oferece aos estudantes a liberdade de expressão e discussão. Caretas e reacionários: tirem as mãos do CPII”, diz um dos comentários.

Outros criticaram o comportamento dos estudantes. “Isso não é didática nem educação. É ensino de bandidagem”, disse um internauta.