Topo

Rio quer transferir para a segurança metade dos royalties do petróleo destinados a fundo ambiental

Fernando Frazão/Agência Brasil
Imagem: Fernando Frazão/Agência Brasil

Marcela Lemos

Colaboração para o UOL, no Rio de Janeiro

24/09/2017 16h18

O governador do Rio de Janeiro, Luiz Fernando Pezão (PMDB) afirmou que enviará nos próximos dias à Assembleia Legislativa do Rio uma proposta que cria um fundo especial para a segurança pública. A ideia é retirar metade do valor dos royalties do petróleo que o Estado destina ao Fundo de Conservação Ambiental para utilizar neste novo fundo de segurança.

Do total que o Estado do Rio recebe com royalties, hoje, 10% vão para o fundo ambiental. Nessa proposta, por esse cálculo e mantendo o nível de produção petrolífera no atual patamar, segundo o governador, no ano que vem seriam destinados dos royalties do petróleo um total R$ 197 milhões para o fundo de segurança.

"Esse fundo de segurança permite ainda que a iniciativa privada invista em segurança e abata em impostos", disse o governador.

Pezão, Moreira Franco (ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência do governo Michel Temer), o general Sérgio Etchegoyen (ministro da Segurança Institucional), o prefeito do Rio, Marcelo Crivella e o ministro da Cultura Sérgio Sá Leitão, participaram neste domingo (23) no Rio do evento de lançamento do programa “Rio de Janeiro a Janeiro”, que prevê um calendário para realização de grandes eventos na cidade no próximo ano.