Topo

Crianças da creche de Janaúba vão ter atendimento psicológico antes de voltar às aulas

Daniela Garcia

Do UOL, em São Paulo

09/10/2017 21h59Atualizada em 09/10/2017 22h02

Crianças e adultos, vítimas do incêndio na creche Gente Inocente em Janaúba (MG), receberão atendimentos psicológicos e de saúde em casa, a partir desta terça-feira. A previsão é de que as atividades escolares sejam iniciadas na próxima semana.

A prefeitura informou que as equipes de visitas serão formadas por um psicólogo, um enfermeiro, um agente de saúde e um assistente social. Segundo Luzia Angélica Santos, secretária municipal de Educação, o atendimento será feito nas casas e nos hospitais, caso os feridos continuem internados. 

"Vamos fazer essas visitas às famílias para dar uma acolhida melhor, e ver se é possível retomar as aulas", disse Luzia. A secretária afirmou que cada uma das vítimas do incêndio -- seja criança ou adulto -- poderá voltar ao seu tempo às atividades. "A gente sabe que o trauma é muito grande. As crianças não vão ter comprometimento nenhum no seu cronograma escolar, e vamos respeitar o limite dos funcionários."

O atendimento domiciliar será contínuo sem previsão de data para acabar, informou a secretária. O prefeito Carlos Isaildon Mendes (PSDB) disse que os profissionais da saúde do município estão passando por treinamento para atender às vítimas e famílias, após a tragédia. 

Mendes também afirmou que já foi tem um novo local para receber toda a estrutura da creche. O alvo é uma obra da prefeitura que não chegou a ser inaugurada para atendimento médico infantil. "A Secretaria de Saúde resolveu nos ceder a casa", explicou Luzia. A secretária disse que irá visitar o local ainda nesta terça, junto com o Corpo de Bombeiros, para definir se o local pode abrigar a creche. 

Caso o local seja aprovado pela secretária, a prefeitura pretende montar a estrutura para receber os alunos já na semana que vem. "Se tiver uma criança, nós vamos atendê-la". 

A secretária afirmou não saber quando será reformada a casa onde funcionava a creche incendiada.

Prefeito prometeu fazer reforma de creche

O prefeito prometeu reinaugurar em até 80 dias a unidade de ensino, que deve ganhar o nome da professora Heley de Abreu, morta no incêndio.

A professora, que lutou contra o vigilante Damião Soares dos Santos, responsável pelo incêndio, e evitou a morte de mais crianças, foi homenageada com a Ordem Nacional do Mérito, concedida pelo presidente Michel Temer.

Na tarde de domingo (8), o prefeito afirmou que um grupo de empresários da região vai assumir a reforma. "Os empresários vão assumir todo o custo da reforma da creche, descaracterizando todo o ambiente que aquelas crianças presenciaram", afirmou.

Os técnicos realizaram medições no imóvel, que foi vistoriado e fotografado para elaboração do projeto de reforma, que deve ser entregue na próxima sexta-feira (13). "Só saberemos exatamente o que vai ocorrer com o prédio após a entrega do projeto arquitetônico" disse o prefeito.

"O compromisso da prefeitura com os empresários é entregar limpo - e não demolido. A previsão é que no máximo em 80 dias a creche seja inaugurada no mesmo local", completou.