Topo

Adolescente ferida a tiros em escola de Goiânia está em estado gravíssimo

Luciana Amaral

Do UOL, em Goiânia

20/10/2017 18h02Atualizada em 20/10/2017 23h16

Uma adolescente de 13 anos está internada em coma induzido, em estado considerado gravíssimo, no Hospital de Urgências de Goiânia (Hugo), em Goiás, após levar três tiros de um colega dentro da escola de Goiânia nesta sexta-feira (20). 

Segundo Furtado, I.M.S está na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) após passar por cirurgia de drenagem em ambos os pulmões. Os tiros atingiram uma mão, o pescoço, de forma superficial, e o tórax. Ela é a vítima em estado mais grave até o momento. 

“Ela ainda corre risco de morte. O que causou mais gravidade foi a lesão e a grande perda sanguínea”, afirmou o diretor técnico.

Outras duas vítimas, um garoto e uma garota, também de 13 anos, estão em estado estável, segundo o diretor técnico do Hugo, Ricardo Furtado. 

O menino levou um tiro no tórax, mas o projétil não chegou a perfurar o pulmão. Ele não precisou passar por cirurgia. Nenhum dos três têm previsão de alta médica, informou Furtado. Segundo o diretor do hospital, todas as vítimas, além de suas famílias, estão recebendo acompanhamento psicológico.

As outras duas vítimas estão estáveis, conscientes, respiram sem a ajuda de aparelhos e conversam normalmente, informou o hospital. A adolescente também teve o pulmão esquerdo perfurado por um tiro e passou por cirurgia. No entanto, não houve substantiva perda sanguínea. A quarta vítima está internada no Hospital dos Acidentados.

Como foi o ataque

O estudante de 14 anos que abriu fogo numa escola em Goiânia nesta sexta-feira (20) é filho de policiais militares e usou a arma da corporação, informou o porta-voz da Polícia Militar, coronel Marcelo Granja. Dois adolescentes morreram e outros quatro ficaram feridos após o garoto sacar uma pistola calibre .40 dentro do Colégio Goyases, no Conjunto Riviera.

As duas vítimas morreram na hora, dentro da escola. O crime aconteceu por volta das 11h40; antes do meio-dia, uma professora ligou para o Corpo de Bombeiros para pedir ajuda.

Segundo a PM, o adolescente abriu fogo dentro da sala de aula em que estuda. Luiz Gonzaga, delegado titular da Depai (Delegacia de Polícia de Apuração de Atos Infracionais), disse, porém, que não tem detalhes de como o crime foi praticado, ou seja, se o rapaz estava na sala de aula e sacou a arma ou se ele entrou já com a pistola em mãos. “Vamos ouvir os policiais que atenderam a ocorrência e as testemunhas”, diz Gonzaga.

Veja também:

O atirador é estudante do 8º ano da escola, de acordo com a PM. Ele foi apreendido por policiais militares e levado para a Depai, responsável pela investigação e apreensão de adolescentes, também em Goiânia. Ele está acompanhado pelos pais e já passou pelo exame de corpo de delito.

20.out.2017 - Movimento no Colégio Goyases, no Conjunto Riviera, bairro de classe média de Goiânia (GO), que registrou um tiroteio dentro de uma sala de aula - Marcello Dantas/O Popular/Estadão Conteúdo - Marcello Dantas/O Popular/Estadão Conteúdo
Movimento no colégio Goyases, em Goiânia, após ataque de estudante contra colegas
Imagem: Marcello Dantas/O Popular/Estadão Conteúdo

O pai do adolescente deve prestar esclarecimentos à corregedoria da Polícia Militar sobre como o filho teve acesso à arma. O delegado afirmou que a coordenadora e a professora do colégio serão levadas para depor na delegacia.

“Todos estão apavorados e sentidos com a tragédia. Até o momento, eles [a escola] não se manifestaram sobre os fatos. A coordenadora e a professora serão encaminhadas como testemunha à delegacia. Preferimos esperar elas se acalmarem e estamos encaminhando as duas”, declarou o delegado em entrevista à BandNews FM.

“[O jovem] ficará apreendido na delegacia e será apresentado ao Ministério Público, que vai deliberar sobre a internação”, disse entrevista à BandNews FM.

20.out.2017 - Mulher é consolada do lado de fora da escola particular Colégio Goyases, em Goiânia (GO), onde dois estudantes foram mortos e outros quatro ficaram feridos em um atentado a tiros no final da manhã desta sexta-feira, 20. O tenente-coronel Marcelo Granja, assessor de comunicação da Polícia Militar de Goiás (PM-GO), confirmou que o autor dos disparos, um adolescente de 14 anos, é filho de um Policial Militar. A arma usada, segundo Granja, é da Polícia Militar - CRISTIANO BORGES/O POPULAR/ESTADÃO CONTEÚDO  - CRISTIANO BORGES/O POPULAR/ESTADÃO CONTEÚDO
Mulher é consolada do lado de fora do Colégio Goyases, em Goiânia
Imagem: CRISTIANO BORGES/O POPULAR/ESTADÃO CONTEÚDO
Em entrevista à rádio CBN, o empresário Thiago Barbosa, pai de um dos feridos, disse que chegou ao colégio depois de ter sido informado pela diretora de que havia ocorrido um "acidente terrível" no local.

Segundo Barbosa, ele mesmo teve que transportar o filho e uma colega dele, também ferida, para o Hugo (Hospital de Urgências de Goiânia), pois ambulâncias ainda não haviam chegado ao colégio. O empresário relatou que seu carro foi escoltado até a unidade de saúde por motocicletas do Giro (Grupo de Intervenção Rápida Ostensiva), da PM goiana.

Barbosa disse que seu filho levou um tiro nas costas, mas está bem.

O presidente Michel Temer (PMDB) prestou solidariedade às famílias das vítimas do ataque a tiros numa escola de Goiânia nesta sexta-feira (20), em uma mensagem no Twitter. "Como todo brasileiro, estou consternado com a tragédia na escola de Goiânia. Minha solidariedade às famílias. Força!”, escreveu o presidente.