Topo

Confronto na Rocinha deixa dois PMs e um suspeito baleados

FÁBIO MOTTA/ESTADÃO CONTEÚDO
Imagem: FÁBIO MOTTA/ESTADÃO CONTEÚDO

Do UOL, no Rio*

23/10/2017 11h14

Dois policiais militares foram baleados na manhã desta segunda-feira (23) na favela da Rocinha, comunidade da zona sul do Rio de Janeiro, durante confronto com criminosos, segundo informou a Polícia Militar. Um foi atingido de raspão na cabeça e outro no tórax e na mão direita.

Esta é a primeira vez que policiais foram feridos, desde quando começou a disputa pelo comando do tráfico na Rocinha, no dia 17 de setembro. Na ocasião, criminosos ligados a Antonio Bonfim Lopes, o Nem, um dos cabeças da facção ADA (Amigos dos Amigos), teriam invadido a favela para tirar o controle do morro de Rogério 157, seu antigo aliado.

Segundo o comando do BPChq (Batalhão de Polícia de Choque), houve confronto entre os agentes e criminosos armados durante patrulhamento nas localidades 199 e rua 1.

Na ação, dois policiais do Choque ficaram feridos e foram levados para o Hospital Municipal Miguel Couto. A Secretaria Municipal de Saúde informou que só poderá informar o estado de saúde dos agentes, após eles passarem por atendimento médico. De acordo com o porta-voz da Polícia Militar, major Ivan Blaz, "em princípio, os ferimentos foram sem gravidade".

Após a ação, uma pistola com kit rajada (adaptada para aumentar a frequência dos disparos) foi apreendida na região e um criminoso baleado foi encontrado por policiais da UPP Rocinha, sendo reconhecido pelas equipes do BPChq como um dos envolvidos no confronto na 199. Ele também foi levado para o hospital Miguel Couto.

De acordo com o aplicativo Onde Tem Tiro, também foram ouvidos tiros nas comunidades Chácara do Céu e Vidigal, que ficam na região da Rocinha. A Secretaria Municipal de Educação informou que uma escola na Rocinha e outra Vidigal não funcionaram, por conta dos tiroteios. No total, 381 alunos estão sem aulas.

*Com Estadão Conteúdo