Topo

Peça de avião perdida pela FAB há sete meses vira atração no interior do Rio

Arquivo pessoal
Imagem: Arquivo pessoal

Renan Prates

Colaboração para o UOL

25/10/2017 15h32

Uma peça que caiu de um avião há sete meses e ninguém sabia o paradeiro virou atração em Piraí, cidade situada no interior do Rio de Janeiro.

O fato aconteceu no dia 20 de março. Newton César, morador do local, disse que estava mexendo com os cavalos do local no momento da queda da peça. “Fez um barulhão. A gente levou um susto danado. Não machucou ninguém, mas fez barulho, por isso fomos ver o que era”.

César disse que alertou um colega que trabalha na TV Rio Sul, que fez uma reportagem sobre o fato. O Cenipa (Centro de Investigação e Proteção de Acidentes Aeronáuticos) ficou sabendo e foi atrás da peça perdida.

Durante esse período, a peça foi conservada no sítio e atraiu atenção da vizinhança do local enquanto o dono não aparecia para resgatá-la.

Ao UOL, o Cenipa explicou que o canopy (cobertura do cockpit de alguns tipos de avião) se soltou de um caça que fazia um voo de treinamento na região de Volta Redonda quatro meses atrás.

O piloto se preocupou em voltar para a base situada em Santa Cruz, zona norte do Rio de Janeiro, em segurança, e por isso não foi atrás do paradeiro da peça que se soltou.

Desde então, o Cenipa não sabia onde a peça estava. Segundo a assessoria de comunicação da instituição, eles enviaram uma equipe para buscar o canopy no local ainda nesta quarta (25).

O Centro de Comunicação Social da Aeronáutica (Comaer) também se pronunciou sobre o fato: "O Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos registrou um caso de perda de canopy de um caça F-5 da Força Aérea Brasileira (FAB), em 20 de março. A peça se ejetou da cabine traseira do caça enquanto a aeronave voava sobre a região de Volta Redonda (RJ). Os pilotos retornaram em segurança para a Base Aérea de Santa Cruz, Ala 12, no Rio de Janeiro (RJ). Ninguém se feriu."