Topo

Adolescente morre atingido por raio em jogo de futebol em Santa Catarina

Vinícius Adriano, de 15 anos - Divulgação/Boa Vista
Vinícius Adriano, de 15 anos Imagem: Divulgação/Boa Vista

Renan Prates

Colaboração para o UOL

05/11/2017 13h17

Um adolescente de 15 anos morreu neste domingo (5), um dia após ter sido atingido por um raio em um jogo de futebol em Biguaçu, região metropolitana de Florianópolis (SC). Vinícius Adriano era do time sub-16 do Boa Vista e morreu de parada cardiorrespiratória.

Matheus Costa Cabral, treinador do time, anunciou a morte de Vinícius Adriano na página do Boa Vista no Facebook. "É com muita tristeza que informamos que nosso atleta Vinícius Adriano veio a falecer. Um menino ótimo, estudioso, educado, um menino sem mal no coração. Um garoto que só fazia coisas boas, amado e querido por todos. Sempre descontraído, sempre rindo, brincando. Você ficará eternizado em nossos corações, Vinícius. Jamais iremos esquecer de você. A gente te ama.”

Ao UOL, Cabral explicou que era uma partida amistosa entre o sub-16 do Boavista e do Beira Mar. O treinador estava preparando o time para disputa de um campeonato regional.

“O tempo estava nublado. Não tinha raio, nem chuva, nem nada. Faltavam dois minutos para acabar o primeiro tempo. Do nada caiu um raio. Atingiu dois meninos. Depois começou a chover, o que foi muito estranho. Todo mundo saiu correndo, apavorado. Dei um passo para sair correndo e vi os dois atletas caídos”, explicou.

“Fui o primeiro a chegar ao local. Medi o pulso, vi que o outro atleta estava respirando e acordado. Já o Vinícius estava com a pulsação fraca. Pegamos, colocarmos na terra firme, para absorver a energia. Fizemos reanimação. A equipe da Autopista chegou rápido. Ele [Vinícius] ficou 50 minutos de parada cardíaca. Não desistimos nenhum minuto”.

O outro atleta a que Cabral se refere era do time do Beira-Mar. Ele informou que o adolescente está se recuperando bem e em observação no Hospital Regional de São José. O treinador relatou que alguns atletas do seu time sentiram dor de cabeça. Outro foi arremessado para longe com a força do raio, mas passa bem.

Segundo o treinador, Vinícius foi levado para o Hospital de Florianópolis. De noite, seria transferido para outro hospital, mas teve outra parada de mais de 50 minutos. “Os médicos nos informaram que ele tinha perdido os movimentos, que o quadro irreversível e era só aguardar”.

Cabral estava com os pais de Vinícius no momento que o adolescente morreu, por volta das 1h30 da madrugada deste domingo. “Eles me agradeceram por tudo, disseram que o Vinícius gostava muito de mim, e pediram para eu continuar o projeto. Conversei com ele até o coração dele parar de bater”.

O velório de Vinícius Adriano será às 15h deste domingo, em uma capela do bairro Fundos, em Biguaçu. O enterro será às 10h desta segunda, no mesmo local.