Topo

7 anos após sequestro da filha pelo pai, brasileira ganha passagem para resgatá-la no Líbano

Léo Pinheiro/Futura Press
Imagem: Léo Pinheiro/Futura Press

Renan Prates

Colaboração para o UOL

07/11/2017 13h09

A brasileira Claudia Dias de Carvalho Boutros, de 39 anos, obteve recentemente na Justiça do Líbano o direito de reaver a guarda da sua filha Gabriella, sequestrada há sete anos pelo pai, Pedro Boutros, em São Paulo. Agora, com a ajuda de um doador, ela conseguirá resgatar a filha no país árabe em dezembro.

O doador, que pediu para não ser identificado, arcará com o custo da passagem, que gira em torno de R$ 8 mil. Claudia deve ir para o Líbano com o seu advogado, José Beraldo, que explicou ao UOL o trâmite do caso, que veio a público pela primeira vez em 2010.

“Foi uma grande vitória que nós conseguimos. O Líbano abriu um precedente muito grande, pois não é signatário da Convenção de Haia e não cumpre nenhuma convenção. Mostramos que ele cometeu crime por estar no Líbano com uma criança de forma irregular. A corte concedeu o direito de a repatriar criança. Com ajuda de amigos e pessoas, tudo indica que ela embarcará dia 2 para o Líbano para resgatar essa criança, e eu estou tentando programar para ir junto”.

O advogado explicou ainda que o Governo Federal está oferecendo suporte para que Claudia tenha êxito no caso. “Temos o apoio do Itamaraty, que vai conceder um advogado lá para fazer o acompanhamento jurídico do caso. A gente saiu de um pesadelo”.

Desde que Pedro fugiu com Gabriella, em 2010, Claudia estava na luta para reaver a guarda da criança, hoje com 13 anos. A Justiça brasileira havia dado ganho de causa para ela em 2012, mas somente neste ano foi que a Justiça libanesa entendeu que a estudante de administração poderia reaver a guarda da filha. Segundo José Beraldo, o pai está sendo procurado pela Interpol e pode ser preso.