Topo

Estudante cai de ônibus escolar com portas amarradas e fica em estado grave

Estudante se feriu gravemente ao cair da porta dianteira de um ônibus escolar em GO - Adélcio Vieira/Facebook ConexãoBR
Estudante se feriu gravemente ao cair da porta dianteira de um ônibus escolar em GO Imagem: Adélcio Vieira/Facebook ConexãoBR

Eduardo Carneiro

Colaboração para o UOL

09/11/2017 14h13

Um estudante de 14 anos se feriu gravemente ao cair da porta dianteira de um ônibus escolar que circulava em condições precárias. O acidente aconteceu no início da tarde do último dia 31 de outubro na cidade de Valparaíso de Goiás, no Entorno do Distrito Federal. O caso é acompanhado pela Polícia Civil e pela secretaria de Educação da cidade, assim como a Câmara Municipal.

Segundo o UOL apurou, o veículo tinha a porta da frente presa apenas por uma corrente com cadeado. A de trás, era amarrada por uma corda. Além disso, o veículo tinha pneus carecas e irregularidades na documentação. O adolescente estava encostado na dianteira quando caiu no asfalto no momento em que o motorista fazia uma curva na BR-040.

Ônibus escolar tinha a porta da frente presa apenas por um cadeado - Adélcio Vieira/Facebook ConexãoBR - Adélcio Vieira/Facebook ConexãoBR
Ônibus escolar tinha a porta da frente presa apenas por um cadeado
Imagem: Adélcio Vieira/Facebook ConexãoBR

O ônibus foi recolhido pela Polícia Civil e ficou no pátio de uma das delegacias da cidade. A reportagem apurou que o motorista chegou a ser preso por portar um documento falso, mas acabou liberado após pagamento de fiança. Há ainda a suspeita de que o veículo transportava um número de adolescentes acima da capacidade permitida.

O estudante recebeu atendimento médico e foi encaminhado ao Hospital Regional de Santa Maria, no Distrito Federal. Seu estado é grave, mas estável, de acordo com a Secretaria de Educação, que acrescentou que a prefeitura de Valparaíso está dando todo suporte ao paciente e a seus familiares. O hospital não divulgou informações sobre o quadro do jovem à reportagem.

Sobre o ônibus, a Secretaria de Educação de Valparaíso de Goiânia informou ao UOL que o veículo em questão e seu motorista são de uma empresa terceirizada e que o veículo estava circulando em substituição a outro que estava em manutenção, o que é previsto em contrato. Além disso, afirmou que submete todos os veículos a vistorias regulares.

A secretaria tomou conhecimento de que o motorista portava documentos indevidos e que a empresa descumpriu uma série de cláusulas do contrato que seguem o padrão da portaria do Detran ao colocar o veículo do acidente em circulação.

A prefeitura agora entrará em contato com o segundo colocado no processo de pregão presencial de licitação do transporte escolar da cidade, como previsto em casos de distrato. Enquanto define a situação, as autoridades já colocaram um novo veículo para preencher a linha do ônibus envolvido no acidente sem que os estudantes sejam prejudicados.

Elvis Santos (SD), Professor Silvano (PT), Nerivaldo Agiliza (PR) e Paulo Galego (PPL), quatro vereadores de oposição ao prefeito Pábio Mossoró (PSDB), apresentaram na sessão da Câmara Municipal da tarde desta quarta-feira (8) um requerimento para instaurar uma comissão que investigue os acordos dos transportes escolares da cidade e as causas do acidente.