Topo

Presos fazem reféns e tentam fugir de penitenciária de Valparaíso (SP)

A Penitenciária de Valparaíso, no interior de São Paulo - Reprodução
A Penitenciária de Valparaíso, no interior de São Paulo Imagem: Reprodução

Do UOL, em São Paulo

10/12/2017 20h55Atualizada em 11/12/2017 13h21

Cinco presos da penitenciária de Valparaíso --distante 563 quilômetros de São Paulo-- tentaram fugir da unidade prisional, na tarde deste domingo (10), após o final do horário de visitas. Na ação quatro funcionários foram feitos de reféns. Eles usaram armas brancas improvisadas para ameaçar os reféns.

De acordo com nota enviada pela SAP (Secretaria da Administração Penitenciária), a tentativa de fuga aconteceu por volta das 17h quando três agentes de segurança penitenciária da unidade prisional entraram na quadra de esportes do Pavilhão IV e foram surpreendidos pelos sentenciados que os fizeram reféns.

"Em seguida os presos foram em direção à revisora (setor entre a portaria e o pavilhão habitacional) com um dos agentes de refém, quando os agentes de escolta e vigilância notaram a movimentação e efetuaram disparos de advertência. Os presos tomaram então um caminhão que estava no pátio, na área da administração, e derrubaram o primeiro portão da portaria, porém não conseguiram derrubar o segundo portão, sendo rendidos pelos agentes", informa a nota da secretaria.

Mais de 50 PMs e um helicóptero Águia foi mobilizado para conter a rebelião.

A penitenciária de Valparaíso tem capacidade para 873 presos, mas atualmente está com mais de 2.203, segundo o Sifuspesp (Sindicato dos Funcionários do Sistema Prisional do Estado de São Paulo). A ação durou cerca de 40 minutos e, ao final, ninguém ficou ferido.

Divulgado pelo Ministério da Justiça na última sexta-feira (8), o Infopen (Levantamento Nacional de Informações Penitenciárias) mostra que São Paulo tem a maior população carcerária do país, em números absolutos: são pouco mais de 240 mil presos.

Em nota, o Sifuspesp diz que pretende intervir por meio da Justiça contra "a chegada de mais sentenciados à penitenciária de Valparaíso". O sindicato ainda faz um apelo para que o governo do Estado "inaugure com urgência as cinco penitenciárias da região oeste de São Paulo que se encontram com o cronograma de entrega em atraso".

Os presos envolvidos na tentativa de fuga foram isolados. O GIR (Grupo de Intervenção Rápida) realizou nesta segunda-feira (11) recontagem dos presos e blitz na unidade.

"Também foi instaurado Apuração Preliminar para avaliar eventual conduta funcional irregular e Procedimento Apuratório Disciplinar em desfavor dos presos. Ressaltamos que os agentes que foram tomados reféns  não sofreram nenhuma lesão e estão recebendo toda assistência", informou a SAP.