Topo

Delegados são presos por corrupção e tráfico em ação do Ministério Público em MG, MT e PR

Bruno Moreno

Colaboração para o UOL, em Belo Horizonte

19/12/2017 14h44

O Ministério Público, a Polícia Militar, a Polícia Rodoviária Federal e a Receita Federal realizam nesta terça-feira (19) uma operação para prender policiais corruptos e ligados a ações de tráfico de drogas, contrabando e roubo de cargas em Minas Gerais, Mato Grosso e Paraná. Ao menos nove delegados de polícia foram presos.

As autoridades envolvidas na operação tentam cumprir mandados de prisão contra 136 pessoas envolvidas com 15 crimes diferentes. Entre elas estão dez delegados de polícia, sendo três Chefes de Departamento e uma delegada regional, dois escrivães de polícia, 45 investigadores de polícia e sete advogados.

Os policiais que são alvo da operação apreendiam drogas nas ruas e, ao invés de encaminhá-las para destruição, revendiam o entorpecente para traficantes, segundo o promotor de Justiça Daniel Marotta Martinez, da unidade regional de Uberlândia do GAECO (Grupo de Atuação Especial Contra o Crime Organizado).

“Por meio de escutas telefônicas comprovamos que os policiais tinham ligação com traficantes, tinham envolvimento com roubo de cargas, com contrabando de produtos e cigarros do Paraguai. Ao invés de apreender a mercadoria, eles ficam com ela. Também havia os policiais que cobravam propina para não prender traficantes e contrabandistas”, revelou o promotor.

Dos dez delegados procurados apenas um não foi preso - mas ele ainda não é considerado oficialmente foragido.

Os mandados judiciais foram cumpridos em dez cidades de Minas Gerais (Uberlândia, Uberaba, Araguari, Patos de Minas, Patrocínio, Monte Alegre de Minas, Passos, Pouso Alegre, Araxá e Belo Horizonte), além de Cascavel (PR) e Cuiabá (MT).

Participam da operação sete promotores do Ministério Público Estadual, três auditores da Receita Estadual, 500 Policiais Militares e 150 Policiais Rodoviários Federais. Eles utilizam duas aeronaves e 150 carros de polícia.