Topo

Motorista de Mercedes suspeito de disputar racha estava em alta velocidade e com CNH vencida

EcoSport que levava 8 pessoas ficou destruída - Peter Leone/Futura Press/Estadão Conteúdo - Peter Leone/Futura Press/Estadão Conteúdo
EcoSport que levava 8 pessoas ficou destruída
Imagem: Peter Leone/Futura Press/Estadão Conteúdo

Luís Adorno

Do UOL, em São Paulo

10/01/2018 10h44Atualizada em 10/01/2018 14h18

O administrador de empresas André Veloso Micheletti, 50, indiciado pela Polícia Civil por homicídio doloso (quando há intenção de matar) após se envolver em um acidente com dois mortos e seis feridos na rodovia dos Imigrantes, na região de São Bernardo (Grande São Paulo), por volta das 20h50 de terça-feira (9), estava em alta velocidade, com a CNH (Carteira Nacional de Habilitação) vencida desde 2016 e não ingeriu álcool antes de dirigir, segundo a polícia.

A polícia investiga a informação, dada por testemunhas, de que o administrador, que dirigia uma Mercedes Benz CLS prata, avaliada em R$ 241 mil pela tabela Fipe, disputava um racha contra um motorista de um Chevrolet Camaro preto, quando atingiu um Ford EcoSport cinza que levava oito pessoas de uma família --sendo dois casais e quatro crianças-- que voltava da Praia Grande, no litoral, onde passaram as férias escolares, para Suzano (Grande São Paulo), onde morava.

A feirante Juliana do Carmo Gamarra, 40, e a jovem Vitória Alves Furlaneto Gomes, 21, não resistiram aos ferimentos. Dois adultos estão internados, sendo que o motorista da EcoSport foi diagnosticado com traumatismo craniano e suspeita de traumatismo na coluna no Hospital das Clínicas de São Bernardo e o outro homem está em estado de observação no hospital central da mesma cidade. As crianças, 1, 2, 3 e 11 anos, também estão internadas.

Mercedes envolvida em acidente - Marcelo Gonçalves/Sigmapress/Estadão Conteúdo - Marcelo Gonçalves/Sigmapress/Estadão Conteúdo
Mercedes envolvida em acidente que deixou mortos e feridos na Imigrantes
Imagem: Marcelo Gonçalves/Sigmapress/Estadão Conteúdo

O acidente ocorreu na altura do km 29, no sentido capital paulista. Segundo as testemunhas ouvidas pela polícia, o administrador e o motorista do Camaro estavam em alta velocidade. O motorista do Camaro ainda não foi localizado pelos policiais civis.

O administrador passou a noite no 3º DP (Distrito Policial) de São Bernardo e foi encaminhado, na manhã desta quarta-feira (10), para a audiência de custódia, onde um juiz pode definir se ele responderá pelo crime em liberdade ou em reclusão.

Consigo, o administrador levava outras duas pessoas na Mercedes. Nenhum dos três ficou ferido. Na delegacia, ele afirmou que trafegava pela rodovia em velocidade permitida, quando o motorista da Ecosport, "repentinamente e sem sinalizar", entrou na faixa em que ele dirigia.

Ele afirmou, durante o depoimento, que não teve tempo para frear os desviar e que, na sequência, não fugiu, esperando o resgate e a PM (Polícia Militar). O advogado do administrador não foi localizado até a publicação desta reportagem.

A Polícia Civil informou que o motorista da EcoSport também estava com a CNH vencida desde 2016. No entanto, segundo a perícia feita no local, ficou constatado que a velocidade em que o administrador estava na Mercedes "era muitas vezes superior a velocidade do veículo Ford Ecosport, dada a extensão dos danos analisados". Uma outra perícia será feita para constatar exatamente a qual velocidade os veículos estavam no momento da batida.

Após exame de bafômetro, feito a pedido de policiais militares, ficou constatado que o administrador não havia ingerido bebida alcoólica. Ele foi indiciado pela Polícia Civil por homicídio doloso sob o argumento de que ele assumiu o risco de matar pessoas ao dirigir em alta velocidade.

"Diante de todas essas circunstâncias e devido a somatória das penas privativas de liberdade em abstrato (crimes de homicídio consumado e tentado e conduzir veículo automotor com a habilitação cassada) ultrapassar o patamar de quatro anos, a autoridade signatária deliberou pelo não arbitramento de fiança", afirmou a polícia.