Topo

Adolescente é morto durante tiroteio na Maré; av. Brasil e linhas Vermelha e Amarela são fechadas

6.fev.2018 - Crianças se protegem de tiros no complexo da Maré, no Rio - Reprodução/Facebook
6.fev.2018 - Crianças se protegem de tiros no complexo da Maré, no Rio Imagem: Reprodução/Facebook

Do UOL no Rio

06/02/2018 16h20

Um adolescente morreu durante troca de tiros entre supostos criminosos e policiais no complexo de favelas da Maré, na zona norte do Rio de Janeiro, nesta terça-feira (6).

Jeremias Moraes da Silva, 13, foi atingido por uma bala perdida no peito, mas não resistiu aos ferimentos.

Tiroteios e protestos causaram a interdição parcial de três das vias mais importantes da capital fluminense: a avenida Brasil, a linha Vermelha (via expressa que liga a zona norte a municípios da Baixada Fluminense) e a linha Amarela (via expressa que liga as zonas norte e oeste do Rio).

Segundo a PM, agentes do 22º Batalhão de Polícia Militar foram acionados por meio do serviço telefônico 190 para averiguar diversas denúncias de que agentes da corporação teriam sido sequestrados por traficantes na comunidade Nova Holanda, parte do conjunto de favelas.

Os policiais foram ao local para checar a denúncia e entraram em confronto com criminosos. A corporação informou, em nota, que os policiais supostamente sequestrados não foram encontrados.

Na sequência, o Corpo de Bombeiros socorreu um adolescente ferido. O jovem foi encaminhado ao Hospital Municipal Souza Aguiar, na região central, mas não resistiu aos ferimentos e morreu. A PM não informou se ele foi baleado.

"É preciso esclarecer que não havia operação policial do Comando de Operações Especiais (COE) na Nova Holanda. Os policiais do Bope (Batalhão de Operações Especiais), BPChq (Batalhão de Polícia de Choque) e BAC (Batalhão de Ações com Cães) atuavam somente nas comunidades do Timbau e Conjunto Esperança", afirmou a PM.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, o adolescente já chegou ao hospital sem vida.

Pelas redes sociais, moradores relataram pânico. Segundo eles, o tiroteio é constante desde o começo da manhã. 

"Já estamos indo para 10 horas de operação policial aqui na Maré. Os tiros não cessam, confrontos de grosso calibre em praticamente todo o complexo", escreveu o perfil Maré Vive, focado em informações sobre o conjunto de favelas. 

As vias começaram a ser liberadas às 16h25. Antes, às 16h15, havia 67 km de congestionamento no Rio, segundo o Centro de Operações Rio. A média para esse horário é de 42 km.

Na semana passada, a linha Amarela teve o trânsito interrompido em diversos momentos devido a trocas de tiros entre policiais e traficantes na Cidade de Deus, na zona oeste da cidade.

Este foi o segundo caso nesta terça de um menor de idade morto no Rio. Na madrugada, uma menina de 3 anos morreu baleada por criminosos na rua Cardoso de Castro, em Anchieta, também na zona norte. Os pais dela também foram atingidos por tiros depois que o carro da família foi alvo de criminosos.

Linha Amarela é fechada após morte de adolescente na favela da Maré - Reprodução/TV Globo - Reprodução/TV Globo
Imagem: Reprodução/TV Globo