Topo

Vereador xinga paciente após acusação de furar fila em hospital de SP: "Feia. Fedida"

Vereador Antônio de Siqueira reagiu com ofensas após acusações em rede social - Divulgação
Vereador Antônio de Siqueira reagiu com ofensas após acusações em rede social Imagem: Divulgação

Renan Prates

Colaboração para o UOL

14/02/2018 18h12

Acusado de furar fila em um hospital de Capão Bonito (SP), o presidente da Câmara dos Vereadores se envolveu em polêmica que agitou a pequena cidade, que fica a 181 km da capital paulista. Antônio Siqueira reagiu de forma ríspida, com xingamentos como "feia" e "fedida", em uma rede social ao ser denunciado por uma moradora por não respeitar a ordem chegada dos pacientes na Santa Casa da cidade.

Ele teria usado sua influência para que o seu irmão fosse atendido na frente dos demais, segundo a moradora.

Hérica Castilho estava na unidade de saúde no último sábado (10) com a mãe, que passou mal e necessitava de atendimento. Ela se revoltou com a atitude do vereador e postou fotos dele e do irmão supostamente furando a fila do hospital em um grupo no Facebook formado por moradores da cidade.

Leia também

“Ficamos lá em frente à porta da Santa Casa. Era 19h30, 20h, quando chegou esse vereador e entrou batido com o irmão direto para o setor de enfermagem. Vi que a perna do irmão estava inchada, mas não achei correto. Junto deles entrou um senhor com uma perna rasgada, mas eles primeiro foram atender o irmão do vereador”, disse a moradora ao UOL.

Hérica confirmou que fez a postagem na rede social, com as acusações contra o vereador. "O político que chegou com seu irmão e passou na frente foi o Fio Siqueira. Mas chegou com o irmão político e já entrou tendo mães e crianças na frente", escreveu Hérica Castilho, que completou no Facebook:

"Tem político que quando chega na Santa Casa passa na frente da população. Lindo!! Logo mais vou ver se era convênio, o que não dá direito de chegar e já ir entrando. Nem cadastro faz. E não adianta me olhar de cara feia. Você é feio! E quando eu me sentir intimidada por algum homem, mudo de sobrenome”.

Siqueira se revoltou com a postagem e ofendeu a mulher com palavras como "feia", "otária", "covarde", "ridícula” e "fedida".

Vereador criticou mulher por ter feito foto dele de costas, sem que ele percebesse - Reprodução - Reprodução
Vereador criticou mulher por ter feito foto dele de costas, sem que ele percebesse
Imagem: Reprodução

À reportagem, Hérica confirma registro de Boletim de Ocorrência (B.O.) na Delegacia da Mulher contra presidente da Câmara dos Vereadores de Capão Bonito. Ela pretende processá-lo por danos morais.

Hérica ganhou apoio de outras mulheres que se solidarizaram com o seu caso. Elas prometem fazer um protesto contra Siqueira na próxima sessão, criaram um grupo no aplicativo Whatsapp e pretendem ir de preto, com cartazes e ficar em silêncio. O regimento da Câmara de Capão Bonito só permite que os moradores se pronunciem se houver inscrição prévia.

Ao UOL, Siqueira contou a sua versão do caso. O político negou que tenha passado com o irmão na frente dos outros e disse que tem em mãos uma declaração do hospital atestando que eles tiveram o procedimento correto na ocasião. Ele também registrou um B.O. contra Hérica, pois se diz vítima de perseguição por ser político.

Mas o vereador admitiu que ofendeu Hérica nas redes sociais: “Estava tão preocupado quando falei que perdi o sentido mesmo. Minha mãe estava chorando, meu irmão com dor. Isso que me dói. Ela tirou foto minha de costas, publicou uma inverdade, falou que eu passei em cima do povo. Perdi o sentido, fiquei cego”.

Em sua página no Facebook, Siqueira postou uma foto da perna inchada do irmão e um pronunciamento oficial sobre o caso, em que pede desculpa pela atitude e diz ter sido alvo de "injustiça". "Peço a compreensão de todos e lembro, que o fato de eu ser vereador, não me dá o direito de passar alguém na frente no Pronto Socorro, mas também não dá o direito, de qualquer pessoa me fotografar dentro de um hospital para espalhar inverdades contra mim”, escreveu em um trecho do pronunciamento.