Topo

Em 9 horas, chove no Rio 75% do esperado para todo o mês de fevereiro

Bolsões se formaram no entorno do Rio Joana após o temporal que caiu na cidade - Celso Pupo/Fotoarena/Folhapress
Bolsões se formaram no entorno do Rio Joana após o temporal que caiu na cidade Imagem: Celso Pupo/Fotoarena/Folhapress

De Luan Santos, no Rio de Janeiro, e do UOL, em São Paulo

15/02/2018 05h24Atualizada em 15/02/2018 13h59

Em nove horas, das 17h de quarta-feira às 2h desta quinta (15), choveu no Rio de Janeiro 75% do esperado para todo o mês de fevereiro, informa o Centro de Operações da prefeitura. E às 5h30, a cidade retornou ao estágio de atenção, que é o segundo nível em uma escala de três e significa possibilidade de chuva moderada, ocasionalmente forte, nas próximas horas.

No início da madrugada, a cidade chegou a entrar no terceiro nível, o estado de crise, com fortes chuvas acompanhadas de rajadas de ventos e raios especialmente em suas zonas norte e oeste.

A Subsecretaria de Defesa Civil, integrada à Secretaria Municipal de Ordem Pública, diz que, segundo dados do Alerta Rio, “em uma hora (de 0h à 1h), foram registrados 123,6 mm de chuva na estação Barra/Riocentro: este é o maior volume de chuva registrado, no período de uma hora, na série histórica. O órgão armazena os dados de chuva do município desde 1997. Antes, o recorde de chuva em uma hora havia sido de 116,2 mm, em Campo Grande, em 19 de março de 2000”.

Somente em Jacarepaguá, na região oeste, choveu o equivalente a 150% do aguardado no mês. O UOL conversou com uma moradora do bairro, que relatou o que viu.

"Moro na rua Antônio Cordeiro, que está totalmente alagada. Nossa garagem subterrânea foi tomada pela água. Muitos moradores perderam seus carros. O volume de água foi tanto que a cobertura ficou alagada e a água foi descendo pelas escadas. Nunca vi nada igual", disse a cozinheira Cela Meira.

15.fev.2018 - Funcionário da prefeitura do Rio trabalha na remoção de uma árvore na Curva Chico Anysio,  Barra da Tijuca - Divulgação/Centro de Operações do Rio - Divulgação/Centro de Operações do Rio
Funcionário da prefeitura do Rio trabalha na remoção de uma árvore na Curva Chico Anysio
Imagem: Divulgação/Centro de Operações do Rio
Em 76 comunidades de Jacarepaguá, Grande Tijuca e da zona norte, a Defesa Civil acionou o Sistema de Alerta e Alarme Comunitário da prefeitura, prevenindo para possíveis deslizamentos de terra --até o momento, no entanto, não há informação de que algum tenha sido registrado.

Às 2h15, o Centro de Operações informou que a chuva havia enfraquecido. Havia passado do estágio de forte para moderada. Às 2h58, passou a ser considerada fraca, a partir de números registrados nas estações pluviométricas do Jardim Botânico, Jacarepaguá e na Ilha do Governador. Perto das 4h, a chuva se dirigia para o interior do Estado. 

Inconvenientes e estragos

Na Lapa, a avenida Gomes Freire foi interditada depois que uma árvore caiu e atingiu um táxi que passava pela via. Ele recebeu atendimento médico no local. Equipes da prefeitura trabalhavam no meio da madrugada para liberar a via. Também houve queda de árvore na Curva Chico Anysio, na Barra da Tijuca. 

Ainda na Barra, por volta das 22h20, o toldo de uma casa de eventos desabou durante a apresentação de um DJ. O cantor Thiaguinho, que foi uma das atrações da noite, havia deixado o palco 20 minutos antes de a estrutura ir ao chão. Um vídeo divulgado na internet mostra a correria após o incidente.

Um dos responsáveis pelo evento, o Projeto ‘Feverê’, informou que a estrutura foi atingida pela forte chuva e rajadas de vento e que que a equipe de socorristas entrou em ação de imediato, atendendo os feridos e evacuando o local. No episódio, segundo os organizadores, quatro pessoas ficaram feridas sem gravidade, todas liberadas após atendimento médico.

Uma testemunha disse ao UOL, no entanto, que mais pessoas se feriram. “Foi um grande susto. Logo após a queda, muitas pessoas correram tentando sair do espaço de eventos. Vi pessoas machucadas e até uma mulher desacordada”, contou a dentista Paula Anjos.

Em nota, o cantor Thiaguinho lamentou o incidente: "Thiaguinho e toda sua equipe lamentam o ocorrido hoje no evento carnavalesco 'Feverê', para o qual o cantor foi contratado e realizou seu show. A apresentação do cantor já havia encerrado quando o toldo cedeu ferindo sem gravidade algumas pessoas. O cantor e sua produção estão acompanhando de perto o atendimento aos feridos".

15.fev.2018 - Um dirigível foi arrastado pela força do vento na região de Magalhães Bastos, na Estrada São Pedro de Alcântara, no Rio - Reprodução/Redes Sociais - Reprodução/Redes Sociais
Um dirigível foi arrastado pela força do vento na região de Magalhães Bastos
Imagem: Reprodução/Redes Sociais
Vários pontos da cidade registraram alagamentos. Ruas ficaram inundadas na região do Maracanã, Barra da Tijuca e no Engenho Novo. Bolsões d'água se formaram em diversos pontos, prejudicando o trânsito, como é o caso da Barra no sentido Recreio dos Bandeirantes.

Após o forte temporal, um dirigível foi arrastado pela força do vento na região de Magalhães Bastos, mais precisamente na Estrada São Pedro de Alcântara. Ele estava estacionado em uma base na região.

Moradores da zona oeste estavam sem fornecimento de energia elétrica até pelo menos o meio da madrugada. A Light, empresa responsável, informou que árvores caíram sobre as redes e que funcionários da empresa faziam reparos no local.