Topo

Militares montam base ao lado de boca de fumo em favela no Rio

As Forças Armadas passaram parte da sexta derrubando barricadas nas favelas - Luis Kawaguchi/UOL
As Forças Armadas passaram parte da sexta derrubando barricadas nas favelas Imagem: Luis Kawaguchi/UOL

Luis Kawaguti e Paula Bianchi

Do UOL, no Rio

23/02/2018 21h20

Desde o começo da manhã desta sexta-feira (23) na favela Vila Kennedy, na zona oeste do Rio, as Forças Armadas escolheram montar a sua base quase ao lado de uma das principais bocas de fumo da comunidade, considerada umas das mais violentas da capital fluminense. Apenas uma pequena ponte improvisada sobre um córrego encanado separa os soldados e a boca.

Junto aos equipamentos dos militares também foram instalados banheiros químicos. O CML (Comando Militar do Leste), no entanto, não informou até quando as Forças Armadas irão permanecer no local.

Os militares ocuparam ainda as favelas vizinhas Vila Aliança e Coreia e passaram o dia destruindo barricadas montadas pelo tráfico para dificultar o acesso ao interior da comunidade e revistando carros. Também solicitaram documentos e fotografaram moradores que deixavam o local, em uma ação criticada por organizações de direitos humanos.

Em julho, quando foi decretada a GLO (Garantia de Lei e Ordem) que determinou o envio das Forças Armadas para o Estado, o ministro Raul Jungmann definiu com o governo do Rio que os militares não iriam participar de ocupações prolongadas, aos moldes do que aconteceu no Complexo do Alemão, em que as tropas permaneceram por dois anos, e na Maré, em que ficaram por um ano.

Até o momento, não foi apresentado o planejamento de segurança da intervenção federal, mas fontes ouvidas pelo UOL dizem que as Forças Armadas preferem evitar repetir essas situações – a ocupação da Maré em 2014, em especial, sofreu duras críticas e terminou com a saída das Forças Armadas sem que o projeto inicial, da instauração de uma UPP (Unidade de Polícia Pacificadora) no local, fosse realizado.

A ação dos militares na favela nesta sexta teve 27 pessoas encaminhadas para a delegacia e duas pistolas e um fuzil apreendidos. Também foram encontrados carregadores de arma, munição e oito radiotransmissores, segundo informações da Secretaria de Segurança Pública do Rio.

Com 3.200 militares, a ação ocorre dois dias após criminosos assassinarem o subcomandante da UPP (Unidade de Polícia Pacificadora) da Vila Kennedy, o segundo tenente Guilherme Lopes da Cruz, 26, enquanto comprava comida em um drive-thru de uma lanchonete. Ele estava envolvido na investigação do assassinato de um sargento do Exército.

23.fev.2018 - Militares destroem barricadas do tráfico na Vila Kennedy - Luis Kawaguchi/UOL - Luis Kawaguchi/UOL
23.fev.2018 - Militares destroem barricadas do tráfico na Vila Kennedy
Imagem: Luis Kawaguchi/UOL

As Forças Armadas não esclareceram se a operação está relacionada aos dois assassinatos. Em nota, diz apenas que ela faz parte de uma programação de ações da operação de GLO --as ações no âmbito da intervenção federal ainda não tiveram início.

A comunidade é dominada pelo Comando Vermelho. Nas vielas às quais o UOL teve acesso na manhã desta sexta, diversas pichações fazem alusão à facção, além de pregar a morte de policiais da UPP e do chamado "alemão" (inimigo de facções rivais, na gíria carioca).

Vila Kennedy viveu guerra do tráfico em 2014

Apesar de contar com uma UPP (Unidade de Polícia Pacificadora) desde 2014, a Vila Kennedy é considerada um dos bairros mais perigosos do Rio. Em outubro, o sargento reformado Gilmar Raposo foi assinado a tiros na porta de casa, na travessa Croácia.

Em 2014, uma guerra entre facções deixou vários mortos, levando a operações policiais frequentes.

Localizada na zona oeste, a cerca de 35 km do centro do Rio, a comunidade nasceu a partir de um conjunto habitacional, construído para abrigar moradores desalojados de favelas de várias regiões da cidade.

Seu nome homenageia o presidente dos Estados Unidos John F. Kennedy, que chegou a doar dinheiro para a construção dos primeiros prédios e de uma réplica da estátua da liberdade.