Topo

Confronto armado entre facções deixa 2 mortos em presídio do CE

Polícia conduz detentos após dez presos serem mortos em rebelião em Itapajé (CE) - Wellington Macedo/Estadão Conteúdo
Polícia conduz detentos após dez presos serem mortos em rebelião em Itapajé (CE) Imagem: Wellington Macedo/Estadão Conteúdo

Carlos Madeiro

Colaboração para o UOL, em Maceió

07/03/2018 16h20Atualizada em 07/03/2018 16h52

Dois presos morreram na manhã desta quarta-feira (7) em um ataque armado de presos da facção criminosa CV (Comando Vermelho) contra detentos do grupo rival GDE (Guardiões do Estado) dentro da Cadeia Pública de Pentecoste (a 91 km de Fortaleza). Há nove detentos feridos, ao menos dois deles em situação grave.

O UOL apurou que o ataque teria ocorrido por volta das 10h, quando os detentos tomavam banho de sol. O grupo com armas invadiu o local onde estavam os rivais e disparou várias vezes.

Segundo a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Ceará, foi necessário usar equipes do Batalhão de Choque da Polícia Militar para conter os detentos. "A situação na unidade prisional foi controlada após a chegada do reforço", informou a pasta.

Um helicóptero foi usado na operação. Um dos presos feridos foi transferido para Fortaleza devido à gravidade do caso. A polícia informou que três armas foram apreendidas no após a intervenção.

De acordo com o presidente do Conselho Penitenciário do Ceará, Claudio Justa, os presos do CV, que são maioria no local, armaram uma estratégia conhecida como "cavalo de troia" --quando um grupo menor ataca outro de surpresa. "Foi um levante interno, nos moldes do que ocorreu em Itapajé em janeiro", disse.

No Ceará, três facções disputam espaços fora e dentro dos presídios: PCC (Primeiro Comando da Capital), CV e GDE. Além delas, há também presença em menor número da FDN (Família do Norte). 

Na terça-feira (6), uma inspeção policial apreendeu oito telefones celulares e uma arma artesanal na cadeia. Não se sabe ainda como as armas entraram na cadeia nesta quarta-feira.

Ainda segundo a Secretaria de Segurança do Estado, o motivo do confronto será investigado pela polícia.

O confronto foi o segundo em presídio cearense em pouco mais de um mês. No final de janeiro, dez presos foram mortos em Itapajé, numa suposta reposta à chacina em um forró poucos dias antes e que resultou em 14 mortos