Topo

Após mortes em prisão do Pará, filho de agente penitenciário é assassinado

Crime ocorreu um dia após mortes dentro de presídio na região metropolitana de Belém - Reprodução/Susipe
Crime ocorreu um dia após mortes dentro de presídio na região metropolitana de Belém Imagem: Reprodução/Susipe

Luís Adorno

Do UOL, em São Paulo

13/04/2018 14h46Atualizada em 14/04/2018 18h39

Daniel Teixeira de Oliveira, 27, filho de um agente penitenciário do Pará, foi assassinado a tiros na noite desta quinta-feira (12), na capital do estado, Belém, segundo a Susipe (Superintendência do Sistema Penitenciário do Estado).

Procurada, a Segup (Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social) não se posicionou sobre o assunto até a publicação desta reportagem. Segundo a Polícia Civil local, o jovem chegou a ser levado a um pronto-socorro, mas não resistiu aos ferimentos.

A PM (Polícia Militar) informou que Oliveira foi assassinado dentro de casa. Ele estava com um amigo, que ficou ferido, quando quatro criminosos invadiram o local e dispararam várias vezes. Os criminosos não haviam sido localizados até o início da tarde desta sexta-feira (13).

O crime ocorreu depois dias depois que 22 homens, sendo um deles um agente prisional, foram mortos após uma tentativa de fuga em massa de presos do CRP III (Centro de Recuperação Penitenciário do Pará III), no Complexo Prisional de Santa Izabel, na região metropolitana da capital paraense, na última terça-feira (11).

De acordo com a secretaria, as mortes no presídio ocorreram após uma tentativa de resgate de detentos por um grupo externo "fortemente armado", que utilizou explosivos contra um dos muros da penitenciária. A ação ocorreu por volta das 13h. Houve troca de tiros entre o grupo que efetuava a tentativa de resgate, parte dos detentos e a equipe do batalhão penitenciário.

Na tarde de segunda (9), 11 pessoas já haviam sido assassinadas na região metropolitana de Belém. A Segup, no entanto, não confirma relação entre os eventos.