Topo

Polícia do Rio prende suspeito de ser o "contador" do Comando Vermelho na favela da Rocinha

Favela da Rocinha teve reforço de forças policiais desde confronto entre facções em 2017 - Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil
Favela da Rocinha teve reforço de forças policiais desde confronto entre facções em 2017 Imagem: Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

Marcela Lemos

Do UOL, no Rio

17/04/2018 18h18

Policiais Civis prenderam nesta terça-feira (17) um homem acusado de ser o contador da facção criminosa Comando Vermelho na Rocinha. Ele trabalharia para Rogério Avelino da Silva, o Rogério 157, o chefiou do tráfico local até ser preso em dezembro do ano passado. De acordo com as investigações, o traficante auxiliava na lavagem de dinheiro do lucro alcançado com a venda de drogas e administrava também os bens de seu chefe.

Renato de Souza Ferreira conhecido como Renatinho foi preso em uma operação da Delegacia de Combate às Drogas (DCOD), com apoio da Coordenadoria de Recursos Especiais (CORE).

De acordo ainda com a Polícia Civil, contra Ferreira havia um mandado de prisão preventiva pelo crime de roubo ocorrido em 2016.

"[Após o caso de roubo] ele passou a atuar na parte financeira do tráfico na Rocinha, sendo o principal homem de confiança de Rogério 157", informou a Polícia Civil.

A operação que resultou na prisão do suspeito começou ainda na manhã desta terça. Moradores relataram trocas de tiros, explosões e barulhos de fogos de artifício. Segundo moradores, dois caveirões (carros blindados da polícia) foram vistos subindo a Rua Dois da comunidade. Quem vive na região evitou sair de casa.

"Ia levar minha filha para escola, não levei por medo. Acordamos com barulhos de fogos e tiros", disse uma moradora na página da comunidade nas redes sociais.

"Começou tudo de novo, que coisa horrível", lamentou outro.

De acordo ainda com moradores, um helicóptero foi visto sobrevoando a região. Não há informações de feridos, após a operação de hoje.

A favela da Rocinha está com policiamento reforçado desde setembro do ano passado quando um racha entre as facções Comando Vermelho (CV) e Amigos dos Amigos (ADA) resultou em episódios frequentes de violência na região.

Rogério 157 era braço direito de Antônio Bonfim Lopes, o Nem da Rocinha preso em Rondônia. Os dois pertenciam a ADA. No entanto, por conta do racha, Rogério conseguiu apoio do Comando Vermelho.

Rogério 157 foi preso no dia 6 de dezembro na favela Parque Arará em Benfica, na zona norte. Desde então as informações sobre quem estaria na liderança da facção na favela não estão claras.