Topo

Após assassinato de PM, ação policial deixa 4 mortos na Cidade de Deus

Do UOL, no Rio

03/05/2018 18h43Atualizada em 04/05/2018 13h42

A operação da Polícia Militar que registrou tiroteio entre criminosos e policiais na favela da Cidade de Deus, na zona oeste do Rio de Janeiro, nesta quinta-feira (3), resultou em ao menos quatro pessoas mortas a tiros e três feridas, de acordo com a Secretaria Municipal de Saúde. Um dos feridos foi um policial do Bope (Batalhão de Operações Especiais) resgatado por colegas após ser baleado. A troca de tiros também levou ao fechamento da linha Amarela, uma das principais vias expressas da capital fluminense.

Os policiais iniciaram ação na favela por volta de 9h de hoje para tentar localizar os responsáveis pelo assassinato de um capitão da PM ocorrido horas antes em Jacarepaguá, também na zona oeste. Informações de inteligência apontavam que os suspeitos do crime teriam se refugiado na Cidade de Deus.

Na quinta, a secretaria de Saúde informou que seis pessoas levadas para hospitais da rede municipal morreram. Nesta sexta (4), a pasta revisou o total de mortos para quatro.

Revoltados com a morte do colega, policiais usaram as redes sociais para pedir apoio de outras unidades da PM na busca pelos suspeitos. “A guerra será sem trégua”, ameaçou um dos policiais em troca de mensagens no aplicativo WhatsApp.

O capitão da Polícia Militar Estefan Contreras foi morto em suposta tentativa de assalto quando ia para o trabalho de moto na manhã de hoje. O policial foi baleado por bandidos que chegaram em uma motocicleta para assaltá-lo. Ele foi o 40º policial militar assassinado no Rio neste ano.

Participaram da operação na Cidade de Deus agentes do Comando de Operações Especiais, do Batalhão de Ações com Cães, do Batalhão de Polícia de Choque e do Bope (Batalhão de Operações Policiais Especiais). Eles foram recebidos a tiros por criminosos, que também incendiaram pneus para dificultar o avanço da polícia.

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, nove pessoas baleadas foram socorridas e levadas para hospitais da região. Seis delas teriam chegado mortas, com ferimentos característicos de disparos de armas de fogo. Até as 18h40, os mortos não haviam sido identificados.

Os outros três baleados, incluindo o policial, continuavam sob cuidados médicos até o fechamento desta reportagem.

Veja imagens gravadas do tiroteio gravadas por moradores

UOL Notícias

Linha Amarela

O tiroteio levou pânico não só a moradores, mas também a motoristas que passavam pela linha Amarela, que liga a região de Jacarepaguá à zona norte do Rio. Alguns motoristas voltaram em marcha ré e outros abandonaram seus veículos e buscaram proteção em muretas de concreto da rodovia.

“Muitos tiros, acho que na Cidade de Deus, fumaça preta. Cuidado gente. Guerra urbana”, escreveu uma internauta.

“Não consegui ir para casa, voltei de ré”, disse um usuário do Facebook.

A linha Amarela foi interditada entre 9h e 12h. Além da Cidade de Deus, a polícia fez outra operação no Complexo do Lins, onde também houve relatos de tiroteios. A PM afirmou que a operação teve relação com o combate ao tráfico de drogas.

A autoestrada Guajaú-Jacarepaguá foi interditada entre 7h e 11h por causa dos tiros.