Topo

Bombeiros encontram corpo de francês desaparecido na Serra da Mantiqueira

O francês Gilbert Eric Welterlin foi visto pela última vez no dia 15 de abril - Reprodução
O francês Gilbert Eric Welterlin foi visto pela última vez no dia 15 de abril Imagem: Reprodução

Do UOL, em São Paulo

05/05/2018 16h02Atualizada em 06/05/2018 13h02

Bombeiros encontraram por volta das 11h deste sábado (5) o corpo do montanhista francês Gilbert Eric Welterlin, 54, desaparecido no Pico dos Marins, na Serra da Mantiqueira, em Piquete (SP). Ele havia sido visto com vida pela última vez no dia 15 de abril.

Um fazendeiro que tocava gado na região acionou os bombeiros, após sentir um cheiro forte vindo de um trecho localizado na parte do sul do pico. Os agentes cercaram o local e acharam o cadáver.

A causa da morte do montanhista ainda será investigada. Mas, como o corpo não tinha marcas de ferimentos aparentes, uma das suspeitas é que ele tenha se perdido e possivelmente morrido de hipotermia.

Segundo o Corpo de Bombeiros, Welterlin foi encontrado em um local de mata fechada e sem trilhas. A retirada do corpo do francês foi feita pelo helicóptero Águia da PM e encaminhado ao IML.

Leia também: 

Mais de cem homens vinham trabalhando nas buscas, que contaram também com aeronaves, drones e cães farejadores. Ainda assim, não foi achado qualquer sinal do esportista.

Acostumado a disputar corridas em montanhas, Welterlin tinha saído de casa para fazer uma trilha sozinho no Pico dos Marins. Ele deixou o carro na base da subida e partiu a pé com equipamentos mínimos de sobrevivência: uma jaqueta impermeável, um cobertor de emergência e uma "head-lamp" (dispositivo de luz na cabeça).

A região do pico fica dentro dos limites da serra da Mantiqueira, na divisa entre os estados de São Paulo e Minas Gerais, e é usada por esportistas para treinar na modalidade. O pico tem mais de 2.000 metros de altura.

Morador de Itajubá, no Sul de Minas, o francês era casado com uma juíza do trabalho brasileira. Em seu perfil no Facebook, ele costuma postar fotos de participações em ultramaratonas e em trilhas de resistências, como um percurso de 100 quilômetros em Machu  Pichu, no Peru, que ele completou em abril.