Topo

MP-RJ denuncia 18 suspeitos presos em suposta festa da milícia

Suspeitos foram detidos durante uma festa em um sítio na zona oeste do Rio - Divulgação
Suspeitos foram detidos durante uma festa em um sítio na zona oeste do Rio Imagem: Divulgação

Do UOL, no Rio

21/05/2018 20h15Atualizada em 21/05/2018 20h21

O Ministério Público do Rio de Janeiro denunciou, nesta segunda-feira (21), 18 pessoas presas em um sítio na zona oeste da capital fluminense durante a realização de uma festa supostamente patrocinada pela milícia em abril. Eles foram denunciados por organização criminosa e porte de armas.

No dia da operação da Polícia Civil, 159 pessoas foram presas preventivamente. Dos 18 denunciados, 11 permanecem presos preventivamente. 

De acordo com o MP, “desde pelo menos os idos de 2015, os denunciados promoveram, constituíram e integraram pessoalmente, de forma estável e permanente, em coautoria ou participação, organização criminosa com emprego de armas de fogo, na medida em que se organizaram e estipularam funções para planejamento e execução de delitos, associando-se em estrutura ordenada e caracterizada pela divisão de tarefas com o objetivo de obter vantagem indevida, utilizando modus operandi de grupo criminoso conhecido por milícia”.

Inicialmente, a polícia informou que todos os 159 presos que estavam no sítio Três Irmãos, em Santa Cruz, no dia da festa eram ligados à milícia. No local, os policiais apreenderam fuzis e pistolas.

O sítio, segundo a polícia, era usado como um "quartel general da milícia", de onde os grupos saíam para agir em outros bairros da zona oeste da cidade. Para o Ministério Público, “a presença de homens fortemente armados nas imediações da entrada da casa de festas denota que efetivamente ocorria uma confraternização de milicianos no local, ainda que estivesse mascarada pela realização de um show musical supostamente aberto ao público mediante pagamento de ingresso”.

A festa ocorreu na noite do dia 6 de abril, e tinha alguns itens personalizados como pulseira vip, ingresso numerado e copo com tema da festa. Os policiais relataram que, ao chegar ao local, houve um intenso tiroteio. No confronto, quatro pessoas morreram.