Topo

Exército encontra arma desaparecida após acidente que matou soldado no Rio

Helicóptero pousou na Avenida Brasil para fazer atendimento após acidente  - Reprodução/Centro de Operações Rio
Helicóptero pousou na Avenida Brasil para fazer atendimento após acidente Imagem: Reprodução/Centro de Operações Rio

Fabrizio Glória

Colaboração para o UOL

07/06/2018 14h26

Um militar morreu na manhã desta quinta-feira (7) após se envolver em um acidente de trânsito na Avenida Brasil, na altura de Bonsucesso. O soldado do Exército estava em uma motocicleta e fazia escolta de um dos comboios durante a operação de segurança na Cidade de Deus e em outras cinco favelas da região de Jacarepaguá, zona Oeste do Rio.

A arma, tida como desaparecida após o acidente pelo Comando Militar do Leste (CML), foi encontrada em perfeitas condições horas depois. Munição e carregador da pistola também foram localizados.

O acidente aconteceu na região do Complexo da Maré, local comandado por facções que dominam o tráfico de drogas na região. Um pedestre atravessou a avenida, a pé, no sentido Campo Grande.

Leia mais:

UOL apurou que o homem, usuário de drogas, foi atropelado pela moto em que estava o soldado e também não resistiu. Um helicóptero do Corpo de Bombeiros foi acionado para o resgate das vítimas, mas sem sucesso.

Horas antes, o CML informou que a arma de fogo de porte do militar não havia sido encontrada pela perícia. A instituição chegou a instaurar um inquérito policial militar, para apurar o destino do armamento. Agora, o comando apura as circunstâncias do acidente que matou o soldado.

A operação, realizada nesta quinta-feira, é a maior desde o início da intervenção militar no Rio. Ao todo, 4.600 militares e 760 policiais foram mobilizados. Carros blindados e helicópteros também estão sendo utilizados.

Militares e policiais entraram na Cidade de Deus em carros blindados. Os traficantes soltaram fogos de artifício para alertar outros criminosos sobre a chegada das forças de segurança. O confronto inicial teria durado cerca de 20 minutos com intensa troca de tiros.

O Comando Conjunto da intervenção informou que um suspeito foi morto durante um confronto entre criminosos e as forças de segurança. Outras 13 pessoas foram presas. Além do soldado morto no acidente de trânsito, um PM foi ferido.

Foram apreendidas, até o momento, três pistolas, uma granada e uma quantidade ainda não determinada de drogas. Um local usado para o preparo dos entorpecentes também foi encontrado.