Topo

PM do Rio chama de heróis policiais envolvidos em confronto que deixou 5 mortos no Alemão

15.jul.2018 - PMs posam com fuzis, pistolas e uma granada apreendidos no Alemão - Divulgação/PMERJ
15.jul.2018 - PMs posam com fuzis, pistolas e uma granada apreendidos no Alemão Imagem: Divulgação/PMERJ

Do UOL, em São Paulo

15/07/2018 18h24

Ao menos cinco pessoas morreram após confronto com policiais militares no Complexo do Alemão, zona norte do Rio de Janeiro, neste domingo (15), segundo a Polícia Militar. De acordo com a corporação, os feridos eram criminosos.

Por meio de sua conta no Twitter, a PM disse que cinco criminosos ficaram feridos na ação policial. Levados para o hospital Getúlio Vargas, no bairro de Bonsucesso, eles "não resistiram aos ferimentos".

De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde, os feridos deram entrada no hospital já "em óbito". A identidade dos homens não foi revelada.

Ainda de acordo com a PM, foram apreendidos dois fuzis, duas pistolas e uma granada. No Twitter, a corporação chamou os policiais envolvidos na ação de "guerreiros" e "heróis".

Segundo informações da UPP Alemão, na manhã de hoje, PMs da unidade estavam em patrulhamento no conjunto de favelas do Alemão, próximo ao local conhecido como Serra da Misericórdia, quando foram atacados a tiros por criminosos. Houve confronto.

A ocorrência é investigada pela Delegacia de Homicídios.

De acordo com o ISP (Instituto de Segurança Pública), as delegacias fluminenses registraram 606 mortos pela polícia até maio deste ano (dado mais recente divulgado). São 123 vítimas a mais do que na soma dos cinco primeiros meses de 2017, representando um aumento de 25%.

A segurança pública do estado do Rio está sob intervenção federal desde 16 de fevereiro. A medida foi aprovada pelo Congresso Nacional. O interventor é o general do Exército Walter Braga Netto, que nomeou como secretário de Segurança Pública o também general do Exército Richard Nunes. No começo do mês, Nunes disse que os índices de criminalidade no estado caíram em junho

Em paralelo, um levantamento divulgado no fim de junho pelo Observatório da Intervenção, formado por especialistas independentes, dizia que o número de tiroteios tinha subido 36% nos quatro primeiros meses da intervenção em comparação aos quatro meses anteriores --de 2.355 para 3.210. A Secretaria de Segurança não se manifestou sobre o balanço, que usou informações do aplicativo Fogo Cruzado.