Topo

Navio desgovernado carregado de suco de laranja quase invade avenida em Santos (SP)

Rafael Pezzo

Colaboração para o UOL

21/07/2018 10h37

O navio "Orange Sun", carregado com cerca de 30 mil toneladas de suco de laranja, saiu do canal do Porto de Santos por volta das 17h20 desta quinta-feira (19) e tocou no fundo do mar, chegando bem próximo de embarcações menores e do muro da avenida na Ponta da Praia.

Por um motivo ainda desconhecido, o navio deu uma guinada à direita enquanto deixava o porto, saindo de frente no canal e tocando no fundo do mar. De acordo com a Praticagem de Santos, assim que a embarcação deixou o canal, a âncora foi jogada ao mar, interrompendo sua progressão.

Leia mais:

Com o auxílio de rebocadores, o "Orange Sun" foi conduzido à área de fundeio, onde as embarcações aguardam para entrar no cais do porto. No local, a Marinha iniciou uma inspeção para atestar que a embarcação não sofreu qualquer dano grave e que possui condições de seguir viagem. Após chegar de Roterdã, na Holanda, o navio de bandeira liberiana seguirá ao porto de Nova Jersey, nos Estados Unidos.

Além da inspeção, a Marinha também abriu um inquérito para descobrir as causas e os responsáveis pelo acidente. Na manhã desta sexta-feira (20), os tripulantes do navio prestaram depoimento às autoridades brasileiras.

Segundo a Capitania dos Portos de São Paulo (CPSP), o Porto de Santos não chegou a ser fechado em função do incidente. As operações no terminal foram interrompidas devido à forte neblina que atingiu o local, assim como já havia acontecido no período entre 3h e 16h.

A CPSP também informou que nenhuma pessoa ficou ferida e não houve poluição ambiental.

Procurada pela reportagem, a Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp), estatal que administra o Porto de Santos, respondeu que, como o incidente aconteceu fora do terminal, não se manifestará sobre o caso.