Topo

Vídeo mostra queda de avião no aeroporto Campo de Marte, em SP

Luís Adorno

Do UOL, em São Paulo

30/07/2018 10h14Atualizada em 31/07/2018 18h00

Um vídeo mostra o momento exato em que o avião de pequeno porte explodiu ao aterrissar no aeroporto Campo de Marte, na zona norte de São Paulo, na noite deste domingo (29). O piloto, Antonio Traversi, morreu no local do acidente. Outras seis pessoas que estavam a bordo estão internadas em hospitais da capital paulista e não correm risco de morte.

O aeroporto ficará fechado para pousos e decolagens até as 17h desta segunda-feira (30), para que a perícia seja feita. O heliponto está operando normalmente.

O Cenipa (Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos) informou que investigadores do Seripa 4 (Quarto Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos) tentam coletar dados a partir de fotografias, peças da aeronave, documentos e relatos de testemunhas.

O avião, de prefixo PP-SZN, decolou de Videira, em Santa Catarina. O avião pertence a uma empresa que fabrica embalagens plásticas com sede no estado, a Videplast.

Antes de aterrissar, a aeronave arremeteu duas vezes, segundo relatos de testemunhas. Ao tocar a pista, o avião caiu para o lado esquerdo, colidiu com o solo e se arrastou com as rodas para cima, explodindo em seguida. Consta do registro da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) que o avião, um bimotor turbo-hélice, foi fabricado em 2008 pela Hawker Beechcraft, e tinha capacidade para sete passageiros. A aeronave estava em situação regular de operação.

30.jul.2018 - Vista do avião modelo King Air C90, no Campo de Marte, Zona Norte de São Paulo (SP), nesta segunda-feira (30). O avião caiu no domingo (29) no local. Segundo testemunhas, o piloto tentou pousar por 3 vezes sendo que na última o avião chocou-se contra a pista. Pelo menos 1 pessoa morreu - WILLIAN MOREIRA/FUTURA PRESS/FUTURA PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO - WILLIAN MOREIRA/FUTURA PRESS/FUTURA PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO
Imagem: WILLIAN MOREIRA/FUTURA PRESS/FUTURA PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO

Veja o estado de saúde dos sobreviventes:

  • Nereu  Denardi, dono da Videplast, está internado no hospital do Mandaqui em condições estáveis de saúde;
  • Geraldo Denardi, dono da Videplast, está internado no Hospital Santa Isabel, aos cuidados do grupo de trauma;
  • Enzo Denardi, filho de Nereu, também está internado no Hospital Santa Isabel sob cuidados do grupo de trauma;
  • Aguinaldo Nunes, funcionário da Videplast, está internado no hospital São Camilo, em estado estável;
  • Agnaldo Crippa, funcionário da Videplast, está internado no HSANP em estado estável;
  • Benê Souza foi levado para o Hospital das Clínicas de helicóptero e está internado com estado de saúde estável.

Piloto tinha mais de 5.000 horas de voo

Antonio Traversi tinha mais de 5.000 horas de voo e trabalhava havia 18 anos na empresa Videplast, de Santa Catarina. 

29.jul.2018 - Antonio Traversi, piloto do avião que caiu no Campo de Marte, neste domingo (29), morreu no local  - Reprodução/Facebook - Reprodução/Facebook
Antonio Traversi, piloto do avião que caiu no Campo de Marte
Imagem: Reprodução/Facebook
A operação para tentar salvar Traversi, que ficou preso às ferragens da aeronave, levou cerca de uma hora, de acordo com o Corpo de Bombeiros. 

O piloto foi instrutor do Aeroclube de Videira (SC). A instituição lamentou sua morte. "Todos nós do Aeroclube de Videira estamos em luto. Fomos pegos de surpresa com a notícia do acidente ocorrido no aeroporto Campo de Marte em São Paulo", diz o aeroclube em nota.

Ainda de acordo com a nota, Traversi ajudou a formar muitos profissionais no estado. "Ele também foi examinador dos novos alunos que estavam concluindo a carteira de piloto privado. Fica aqui o agradecimento e reconhecimento ao comandante Antônio Traversi por tudo que fez durante o período que atuou no Aeroclube de Videira."

O corpo do piloto foi encaminhado ao IML (Instituto Médico Legal) Central de São Paulo para exames necroscópicos. A família é aguardada para o reconhecimento e retirada do corpo. Até a manhã desta segunda-feira (30), não havia informações sobre velório e enterro do piloto.

Em nota, a Infraero afirmou lamentar profundamente o acidente e manifestou solidariedade aos familiares e vítimas, "colocando-se à disposição para o apoio que o momento requer, além de colaborar com as investigações junto aos órgãos competentes".

Bombeiros tentam resgatar vítimas após queda

UOL Notícias