Topo

MP identifica plano de expansão do PCC no interior de SP e acusa 43 por tráfico

Fabiano Freitas, Diego Barbosa e Fábio Etinge são acusados pelo MP paulista - Reprodução/MP
Fabiano Freitas, Diego Barbosa e Fábio Etinge são acusados pelo MP paulista Imagem: Reprodução/MP

Luís Adorno e Flávio Costa

Do UOL, em São Paulo

07/08/2018 16h51Atualizada em 07/08/2018 22h03

O MP-SP (Ministério Público de São Paulo) denunciou 43 pessoas nesta terça-feira (7) por tráfico de drogas e associação criminosa no Vale do Ribeira, sul do estado. Parte dos denunciados é do PCC, segundo a investigação. Outros são traficantes identificados como "raízes", que vendiam drogas na região mesmo sem pertencerem à maior facção do país.

As denúncias fazem parte da operação Perseus, da promotoria de Cananeia e do Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado) de Santos, que identificou, desde fevereiro de 2017, as estratégias de planos de expansão do PCC (Primeiro Comando da Capital) pelo país. Uma das apurações apontou o Vale do Ribeira, no sul do estado de São Paulo, como região estratégica para o controle dos pontos de venda de drogas. Um dos receios da facção, segundo interceptações telefônicas, era a chegada da rival FDN (Família do Norte) no estado por meio da daquela região.

A ameaça de invasão da FDN em São Paulo não foi, porém, o principal motivo para a expansão do PCC na região, mas parte da estratégia da organização criminosa para aumentar sua rede de atuação no país, segundo os investigadores.

A investigação teve início em fevereiro de 2017 a partir de dois traficantes presos. Ao longo do primeiro ano, 12 pessoas foram presas em flagrantes ou prisões preventivas. Nesta terça-feira (7), outros 15 foram detidos. No dia 26 de julho, um homem acusado de ser o braço direito do chefe do PCC na região também já havia sido detido pela mesma operação. Ainda há 15 foragidos.

Um promotor afirmou à reportagem sob a condição de anonimato que há dois perfis de traficantes na região do Vale do Ribeira. Os chamados de "raízes de quebrada", que, apesar de não pertencerem ao PCC, atuam no local há muitos anos e os integrantes da facção criminosa, que tentaram comprar os pontos de tráfico locais ou tomá-los à força.

Entre os presos pela operação, estão Fabiano Robson dos Santos Freitas, 34, apelidado de Fênix, chefe da facção no Vale do Ribeira e que prestava apoio à facção na Baixada Santista, e Diego da Luz Barbosa, 35, o Da Hui, acusado de aplicar as punições determinadas pela cúpula do PCC na Praia Grande.

Além deles, outros dois acusados de serem aliados diretos de Fênix também foram presos: Fábio Henrique Etinge, 44, o Palhaço, que estava foragido havia 12 anos. A reportagem apurou que, apesar de não ser batizado no PCC, ele era sócio de Fênix em pontos de venda de drogas, morava em Santos e vivia com documentos falsos.

RG falso usado por Fábio Henrique Etinge, o Palhaço - Reprodução/MP - Reprodução/MP
RG falso que seria usado por Fábio Henrique Etinge, o Palhaço
Imagem: Reprodução/MP

Outro aliado de Fênix preso a partir da investigação é Alais Vinícius dos Santos Silva, 31, o Neguinho, acusado pela Promotoria de ser o braço direito de Fabiano Freitas na gestão do tráfico de drogas na Ilha Comprida, no litoral de São Paulo.

Interceptações telefônicas apontam que Fênix era o responsável por promover os batismos. Além disso, ele foi avisado por integrantes do PCC de que havia a suspeita de que membros da facção criminosa FDN (Família do Norte) haviam se infiltrado em cidades do Vale do Ribeira, sob responsabilidade de Fênix.

"Fabiano se comprometeu a determinar que membros da disciplina procedessem à apuração dos fatos. Além disso, expôs que seu plano de expansão da atuação do PCC no Vale do Ribeira alcançaria em breve os municípios de Itariri e Pedro de Toledo, cidades que o 'sintonia geral' considerava carentes (com baixa representatividade da organização criminosa), o que poderia dar espaço a outras facções", aponta trecho da denúncia.

"Eu vou pedir para disciplina 'tá' encostando lá com o apoio dos outros irmão que, como essas cidade 'tá' carente aí, parceiro... Itariri, 'tá' ligado, moleque? Pedro de Toledo... Tudo carente, 'tá' ligado, irmão? Já aproveitar também aí, parceiro, se você ver uns companheiro aí que é 'mil grau' lá, boy, 'tá' ligado? Que tem umas condições aí de estar arcando com os compromissos nossos, fechando com as nossas obrigações, certo, irmão? Por meio aí, da família... Para nós 'tá' batizando lá, entendeu, irmão?!", disse Fênix em ligação, segundo relatório.

Os acusados negaram as denúncias para os investigadores. A reportagem não conseguiu localizar suas defesas.

Presos pela Polícia Civil na capital

Outra operação, feita pela Polícia Civil nesta terça-feira (7), prendeu ao menos cinco suspeitos de integrarem o PCC na capital paulista. Ainda havia 13 mandados de prisão sendo cumpridos durante a tarde na região do Morumbi, bairro nobre da zona oeste.

Segundo o delegado Antônio Sucupira, do 89º DP (Distrito Policial), no Portal do Morumbi, o principal alvo da operação na capital foi Willian Ferreira de Oliveira, o Zoreia, suspeito de ser um dos fornecedores do PCC em um esquema de drogas. "Ele foi preso na Cidade Tiradentes, dentro do apartamento dele. Está sendo autuado em flagrante porque a gente encontrou drogas na casa. Nesse flagrante, também vai entrar o crime de associação", disse o delegado.

Mais de 400 pessoas foram mortas em seis meses pelo PCC

Band Notí­cias