Topo

Grupo armado tenta invadir presídio e criminoso é morto em SC

Ely Grion

Colaboração para o UOL

13/08/2018 16h21Atualizada em 13/08/2018 19h44

Um criminoso foi morto durante troca de tiros entre um grupo armado que tentou invadir a Penitenciária Industrial de Joinville, em Santa Catarina, e vigilantes do presídio na madrugada desta segunda-feira (13). As causas ainda estão sendo apuradas, mas aparentemente o homem foi atingido por alguém do seu próprio grupo.

Ele estava foragido desde que deixou o sistema prisional através de uma saída temporária, em maio deste ano. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionado e chegou a prestar socorro, mas o homem morreu na ambulância, a caminho do hospital.

Leia mais:

Em nota enviada ao UOL, a Secretaria de Estado da Justiça e Cidadania (SJC) e o Departamento de Administração Prisional (DEAP) informaram que o confronto aconteceu entre a penitenciária feminina e a masculina, após os homens tentarem danificar os muros do local. Ainda segundo os órgãos responsáveis, "existem indícios do uso de explosivos, mas ainda não há confirmação".

De acordo com o secretário de Justiça e Cidadania de Santa Catarina, Leandro Lima, essa não foi a primeira tentativa de invasão ao local. Objetos já foram jogados para dentro do presídio com a utilização de drones.

Os integrantes do Grupo Comando de Operações de Busca Resgate e Assalto (Cobra) do Batalhão de Operações Especiais (Bope) foram acionados e recolheram o material restante que os criminosos deixaram para trás durante a fuga e o encaminharam para perícia. As informações preliminares indicam que os explosivos utilizados podem estar fora da validade ou foram usados de forma equivocada, não causando o efeito necessário para explodir o muro.