Topo

Chuva provoca pontos de alagamento em SP e rio transborda na zona leste

Ana Carla Bermúdez

Do UOL, em São Paulo

08/01/2019 17h39Atualizada em 08/01/2019 21h55

A chuva que atingiu a cidade de São Paulo na tarde desta terça-feira (8) causou pontos de alagamento na capital e fez com que o rio Aricanduva, na zona leste da capital, transbordasse.

De acordo com o Corpo de Bombeiros, foram registrados, até as 18h20: 4 ocorrências de desabamento, 43 de enchente e 75 quedas de árvores. Na rua Caio Prado, na Consolação, região central, a queda de um muro feriu levemente três pessoas.

Na linha 11-Coral, da CPTM, a queda de um raio danificou equipamentos e, por isso, os trens estão circulando com velocidade reduzida e maior tempo de parada entre as estações Suzano e Estudantes.

A linha 12-Safira também apresentou problemas técnicos devido às chuvas, e os trens circularam com velocidade reduzida e maior tempo de parada entre as estações Engenheiro Manoel Feio e Calmon Viana. De acordo com a CPTM, a linha já opera normalmente.

Na região da avenida Professor Luiz Ignácio Anhaia Mello, próximo à praça Ruy Roxo, na zona leste, a via ficou intransitável em ambos os sentidos devido a alagamentos por cerca de 40 minutos. De acordo com a CET, a avenida foi liberada por volta das 17h30.

Imagens feitas por helicóptero transmitidas na Globonews mostraram carros e ônibus abandonado em meio às águas. Equipes do Corpo de Bombeiros tiveram de resgatar os passageiros de um coletivo que ficou ilhado devido à enchente.

Bombeiros resgatam passageiros de ônibus ilhado na chuva em SP

UOL Notícias

Já na zona sul, o cruzamento entre a avenida Teresa Cristina e a rua Tabor ficou alagado e impediu o fluxo de veículos em ambos os sentidos. O tráfego foi liberado por volta das 17h50.

A praça da Bandeira, no centro, também ficou intransitável na região próxima à avenida Nove de Julho e à avenida 23 de Maio. A via foi liberada por volta das 17h40.

O rio Aricanduva transbordou na altura da avenida Itaquera com a avenida Aricanduva por cerca de uma hora e meia, das 16h20 às 17h50, de acordo com o CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas), órgão ligado à prefeitura.

Também houve transbordamento no córrego do Moinho Velho, na zona sudeste. Mas, de acordo com o CGE, a situação já foi normalizada.

O CGE ainda informou que houve queda de granizo na Vila Prudente, na zona leste da capital, no Ipiranga, na zona sudeste, e no centro, por volta das 16h.

O aeroporto de Cumbica, em Guarulhos, registrou rajadas de vento de 39 km/h às 16h.

Tendências para os próximos dias

As chuvas devem continuar em São Paulo nesta quarta (9) e quinta (10), de acordo com o CGE. Amanhã, a previsão é de sol, calor e pancadas de chuva com forte intensidade entre a tarde e o início da noite. A temperatura permanece elevada, com mínima de 22°C e máxima de 34°C.

Já na quinta, a previsão é de calor, mas com pancadas de chuva à tarde, de forma isolada e rápida. Os termômetros devem oscilar entre 22°C ao amanhecer e 33°C à tarde.