Topo

'Destino', diz carta a homem que escapou de Mariana e sumiu em Brumadinho

O soldador Erídio Dias é um dos desaparecidos na tragédia de Brumadinho - Reprodução/Facebook
O soldador Erídio Dias é um dos desaparecidos na tragédia de Brumadinho Imagem: Reprodução/Facebook

Marcela Leite e Wanderley Preite Sobrinho

Do UOL, em São Paulo*

03/02/2019 20h45

"Não vou desistir de te procurar", escreveu Luzia Aparecida Felipe, 49, em uma carta endereçada ao sobrinho Eridio Dias, 32. O soldador escapou da lama que vazou da barragem do Fundão, em Mariana (MG), há três anos, mas está desaparecido desde 25 de janeiro, quando outra barragem se rompeu no estado, desta vez em Brumadinho.

As duas estruturas têm ligação com a mineradora Vale, proprietária da barragem que eclodiu em Brumadinho e acionista da Samarco, empresa que operava a barragem de Mariana. 

Em tom emocionado, Luzia redigiu uma mensagem para o sobrinho e compartilhou com o UOL.

"Eridio, você foi e sempre será um exemplo para nossa família", escreve. Ela conta que, apesar do susto no final de 2015, o sobrinho decidiu continuar trabalhando na manutenção de barragens por acreditar "que não iria mais passar pelo que venceu".

Talvez fosse seu destino porque, na tragédia de Mariana, você estava lá.

Luzia Aparecida Felipe, tia de Eridio Dias

A tia disse que o sobrinho ia "atrás de seus sonhos, que estavam se realizando, mas foram destruídos pela irresponsabilidade dos homens".

"Não é acidente, é chacina"; relatos de parentes das vítimas

UOL Notícias

Como Eridio escapou em Mariana

Tia escreve carta emocionada a sobrinho desaparecido em Brumadinho - Arquivo Pessoal - Arquivo Pessoal
Tia escreve carta emocionada a sobrinho desaparecido em Brumadinho
Imagem: Arquivo Pessoal
O irmão do soldador, Laércio Dias, contou ao jornal "O Estado de S. Paulo" que o soldador sempre relatava, emocionado, como escapou ileso do rompimento em Mariana.

"Ele contava que saiu pra almoçar fora do local de serviço naquele dia e, quando voltou, a lama tinha tomado conta da parte baixa da mineradora, bem onde ele trabalhava".

Três anos depois a sorte não foi a mesma. Dias é uma das mais de 200 pessoas desaparecidas na tragédia em Brumadinho. "Ele estava almoçando no refeitório quando veio aquele monte de lama e levou todo mundo", contou a tia.

Dias é funcionário de uma empresa terceirizada da Vale e sempre viaja para outras áreas de mineração. Não tinha base fixa, segundo a família.

O rapaz tem uma filha de 7 anos e estava há cerca de 6 meses prestando serviços em Brumadinho. "A menina pergunta todos os dias pelo pai. Já não sabemos mais o que dizer", comentou o irmão do desaparecido.

Perdemos você para o mundo, mas te entregamos a Deus. Um dia estaremos todos no mesmo lugar e, quem sabe, até vamos nos encontrar. Enquanto isso, cuidaremos uns dos outros.

Luzia Aparecida Felipe, tia de Eridio Dias

*Com informações do Estadão Conteúdo

Brumadinho: Imagens mostram rompimento da barragem e extensão da lama

UOL Notícias