Topo

Chuvas da madrugada deixam São Paulo em estado de atenção nesta segunda

Neblina encobre a região central da cidade de São Paulo durante a manhã desta segunda-feira (4) - Ananda Migliano/O Fotográfico/Estadão Conteúdo
Neblina encobre a região central da cidade de São Paulo durante a manhã desta segunda-feira (4) Imagem: Ananda Migliano/O Fotográfico/Estadão Conteúdo

Do UOL*, em São Paulo

04/02/2019 03h46Atualizada em 04/02/2019 08h50

As chuvas desta madrugada causaram alagamentos na capital paulista, na região metropolitana de São Paulo, no litoral e em cidades do interior de São Paulo nesta segunda-feira (4), segundo informações da Defesa Civil.

Entre 5h30 e 7h21 desta segunda, o Corpo de Bombeiros registrou, na capital paulista, 26 quedas de árvores, um desmoronamento e sete registros de enchentes ou alagamentos.

Segundo o CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas) da prefeitura da capital paulista, todas as regiões da cidade de São Paulo entraram em estado de atenção por volta das 2h20 da madrugada. A condição foi encerrada às 5h40, de acordo com o órgão.

As primeiras regiões a entrarem em atenção foram Sul, Oeste, Sudeste e a marginal Pinheiros, que ficaram na condição a partir de 1h58. Cerca de meia hora depois, foi a vez do centro e das zonas Norte e Leste, além da marginal Tietê. 

4.fev.2019 - Pista expressa da marginal Tietê, no sentido Castello Branco, ficou interditada em razão de alagamento na altura da ponte das Bandeiras - Reprodução/SBT - Reprodução/SBT
Pista expressa da marginal Tietê, no sentido Castello Branco, ficou interditada em razão de alagamento na altura da ponte das Bandeiras
Imagem: Reprodução/SBT

As fortes chuvas e ventos também prejudicaram o transporte público. Na linha 15-Prata, do Metrô, os trens circulavam com velocidade reduzida no início da manhã e maior tempo de parada entre as estações Camilo Haddad e Vila União, em razão da falta de energia elétrica. Na CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos), alagamentos provocaram a mesma situação entre as estações Socorro e Granja Julieta.

O aeroporto de Congonhas registrou ventos com velocidade de 51 km/h, segundo o CGE.

A causa do temporal é atribuída à passagem de uma frente fria, que também fará com a temperatura baixe. A passagem dela põe fim ao forte calor registrado nas últimas semanas.

O sistema traz chuva e queda das temperaturas nos próximos dias, variando entre mínima de 20°C e máxima de 25°C, com taxas de umidade do ar elevadas e acima dos 60%. A continuidade das chuvas mantém o risco de deslizamentos de terras e alagamentos na cidade.

Na terça-feira (5), as instabilidades devem diminuir e o dia pode começar com sol entre muitas nuvens. Os índices de umidade devem se elevar e variar entre 62% e 95%. No período da tarde, não se descarta a ocorrência de pancadas rápidas de chuva com baixo potencial para alagamentos.

O CGE alerta que a continuidade das chuvas mantém o risco de deslizamentos de terras e da formação de alagamentos na cidade.

Baixada Santista e interior

A mesma frente fria também está influenciando a mudança de tempo no restante do estado de São Paulo, segundo informações da Defesa Civil.

Em Peruíbe, no litoral sul, houve alagamento dos bairros Caraguava, Jd das Flores, Ribamar, Arpoador II e São João Batista II, segundo a Defesa Civil. O órgão informou que, até o momento, não houve registro de vítimas, desalojados ou desabrigados.

Já em Agudos, a 25 km de Bauru (Centro-oeste do estado), a chuva desalojou ou desabrigou pelo menos 11 pessoas. Segundo a Defesa Civil, quatro pessoas do bairro Santa Cândida tiveram de ir para a casa de parentes e sete pessoas do Jardim Vereci foram encaminhadas para um centro do idoso.

(Com Estadão Conteúdo)