Topo

Polícia procura ex-conselheiro tutelar suspeito de estuprar enteadas em RR

Getty Images
Imagem: Getty Images

Jéssica Nascimento

Colaboração para o UOL

07/02/2019 12h15

A Polícia Civil de São João da Baliza, em Roraima, está à procura de um homem suspeito de estuprar as duas enteadas, de 17 e 19 anos, engravidá-las e obrigá-las a abortar. Segundo as investigações, o padrasto cometia os abusos há pelo menos dez anos. O suspeito, conhecido como Bozo, é ex-vereador e ex-conselheiro tutelar da cidade.

De acordo com o delegado responsável pelo caso, Fernando da Cruz, a menina mais velha engravidou três vezes. "Toda vez que o padrasto descobria a gestação, fazia chás abortivos para ela", contou Cruz. Já a irmã mais nova ficou grávida uma vez e também foi obrigada a tomar o líquido. As duas relataram que os estupros aconteciam quase todos os dias, com o consentimento da mãe, e que o homem era muito violento. 

A mãe das jovens foi presa nesta segunda-feira (4). Em depoimento à polícia, a mulher disse que saía do quarto a mando do marido para que ele mantivesse relações com as vítimas e depois era obrigada a voltar para o cômodo e dormir com ele. "A mãe disse que aceitava os estupros do companheiro com as filhas porque ele sempre a ameaçava. Dizia que se ela denunciasse, mataria as meninas e ela", explicou o delegado. 

Depois de ser ouvida, ela foi encaminhada para a Cadeia Pública Feminina, em Boa Vista. A mulher ainda não tem advogado.

De acordo com a Polícia Civil, o padrasto e a mãe vão responder pelos crimes de aborto provocado por terceiros sem consentimento das vítimas, estupro e estupro de vulneráveis. Somadas as penas, eles podem pegar até 35 anos de prisão cada um.

Apoio psicológico 

As irmãs fugiram de Baliza e foram localizadas em Boa Vista, a 327 km de distância da cidade onde moram. Em depoimento, elas contaram que os abusos eram cometidos desde que tinham apenas 10 anos de idade.

Segundo a polícia, as vítimas recebem atendimento psicológico por meio da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher.