Topo

Dá medo ficar dentro das casas rachadas, diz moradora do Vidigal

Taís Vilela

Do UOL, no Rio

07/02/2019 14h50

Após o deslizamento de duas encostas na favela do Vidigal, na zona sul do Rio, em decorrência da forte chuva que atingiu a cidade na noite de quarta-feira (6), moradores da comunidade contaram à reportagem do UOL que algumas casas em cima do morro apresentam rachaduras na sua estrutura, o que tem gerado apreensão.

Uma das encostas que cederam atingiu um ônibus no momento em que ele passava pela avenida Niemeyer, que liga o Leblon a São Conrado. Duas pessoas morreram dentro do veículo. Uma terceira pessoa morreu após a queda de um muro no Vidigal. Ao todo, seis pessoas morreram na cidade.

"Isso aqui desabou ontem, as nossas casas estão todas rachadas, está tudo caindo e a gente está com medo de ficar em casa. A gente não dormiu, foi muito barulho", contou a doméstica Elizabeth da Silva. 

Os moradores relatam que como os esforços das equipes da prefeitura estão concentrados na Niemeyer, eles mesmos estão se unindo para retirar entulho e lama dos becos e das casas. "A gente está aí agora catando, cortando árvore e trazendo né, se juntando para ajudar um ao outro", disse Andréia Jesus dos Santos. 

Em entrevista mais cedo, o prefeito do Rio, Marcelo Crivella (PRB), disse que a prefeitura já sabia que a cidade seria atingida por fortes tempestades. De acordo com ele, o Centro de Operações identificou chuvas "de moderadas a muito fortes" em vários bairros do município, mas a quantidade de água surpreendeu meteorologistas e especialistas da Defesa Civil.