Topo

PF apreende aviões em operação em 7 estados e no DF contra narcotráfico

Luciana Quierati

Do UOL, em São Paulo

21/02/2019 07h14Atualizada em 21/02/2019 12h06

A Polícia Federal realiza operação na manhã de hoje para desarticular financeiramente uma organização criminosa especializada no transporte aéreo de grandes quantidades de drogas para o Brasil, os Estados Unidos e a Europa.

Segundo a corporação, 400 agentes estão nas ruas para cumprir 54 mandados de prisão e 81 mandados de busca e apreensão, expedidos pela 4ª Vara Federal de Palmas, nos estados de Ceará, Goiás, Paraná, Pará, Roraima, São Paulo e Tocantins e no Distrito Federal.

Cerca de 100 pessoas e empresas envolvidas tiveram as contas bancárias bloqueadas pela Justiça a pedido da PF, que também solicitou a apreensão de 47 aeronaves, o sequestro de 13 fazendas com mais de 10 mil cabeças de gado bovino e a inclusão de seis pessoas no Sistema de Difusão Vermelha da Interpol.

Aeronaves apreendidas - Divulgação/PF - Divulgação/PF
Aeronaves apreendidas em operação da PF
Imagem: Divulgação/PF
Segundo a PF, a investigação teve início há dois anos e apurou que foram realizados no mínimo 23 voos transportando em média 400 quilos de cocaína cada, totalizando mais de nove toneladas.

Os investigados devem responder por tráfico transnacional de drogas, associação para o tráfico, financiamento ao tráfico, organização criminosa, lavagem de dinheiro e atentado contra a segurança do transporte aéreo.

A operação ganhou o nome de Flak, em alusão, segundo a PF, a uma expressão utilizada pelos países aliados durante a Segunda Guerra Mundial para se referirem à artilharia antiaérea alemã.

A ação conta com o apoio da Força Aérea Brasileira (FAB) e do Grupamento de Rádio Patrulha Aérea da Polícia Militar de Goiás (Graer/PMGO).