Topo

Queda de ponte no Pará deixa ao menos cinco desaparecidos, diz governo

Leandro Prazeres

Do UOL, em Brasília

06/04/2019 14h04

Ao menos cinco pessoas estão desaparecidas após a queda de uma parte da ponte da Alça Viária, que fica sobre o rio Moju, próximo ao município de Barcarena, no interior do Pará. A informação foi divulgada pelo governador do Pará, Hélder Barbalho (MDB), que afirmou que iria decretar estado de emergência em razão da acidente.

A queda ocorreu na madrugada de hoje, após uma balsa colidir com um dos pilares de sustentação de uma das quatro pontes que formam o complexo. A ponte tem 860 metros de extensão, dos quais 200 caíram, de acordo com Barbalho. Os cinco desaparecidos compunham a tripulação da balsa.

O governador informou que uma testemunha afirmou ter visto caírem no rio dois carros que trafegavam pela ponte no momento do desabamento

O Corpo de Bombeiros não divulgou número de desaparecidos. O órgão disse que realiza buscas e que não foram localizados tripulantes nem documentação da embarcação.

Foto no Pará - Governo do Pará - Governo do Pará
Vista aérea sobre a ponte que desabou no Pará após uma balsa colidir com um dos seus pilares
Imagem: Governo do Pará

"Estamos com a equipe do Corpo de Bombeiros fazendo as buscas e também solicitamos à Capitania dos Portos, que já está indo [ao local] com uma embarcação com embarcação com radar para colaborar", disse o governador durante uma entrevista coletiva. Horas antes, ele havia feito um sobrevoo de helicóptero na região onde o acidente aconteceu.

Tentativa de evitar colisão

De acordo com a testemunha com quem o governador disse ter conversado, os tripulantes da balsa teriam tentado evitar a colisão duas vezes.

A balsa teria perdido o controle. Houve uma primeira tentativa de freá-la, mas ela não teria sido exitosa. Na segunda, o motor da balsa teria paralisado e, a partir daí, à deriva, ela se colidiu com a ponte
Helder Barbalho, governador do Pará

O governador disse que as autoridades ainda não conseguiram contatar os cinco tripulantes da balsa e também não conseguiram descobrir quantas pessoas estariam nos veículos que teriam caído no rio.

A ponte afetada é a terceira de um conjunto de quatro pontes do complexo Alça Viária, construído sobre o rio Moju, próximo ao trevo do Acará. Ela fica na rodovia PA-483 e ajuda a conectar a região metropolitana de Belém com o interior do estado.

Segundo Hélder Barbalho, a Polícia Civil está investigando o caso. A proprietária da balsa, cujo nome não foi divulgado, teria sido contatada e estaria indo ao local para prestar esclarecimentos.