Topo

Cidades de SC registram temperatura de -0,2ºC e geada, diz instituto

09.abr.2019 - Geada atinge cidade de São Joaquim (SC) - Mycchel Legnaghi/Divulgação/Prefeitura de São Joaquim
09.abr.2019 - Geada atinge cidade de São Joaquim (SC) Imagem: Mycchel Legnaghi/Divulgação/Prefeitura de São Joaquim

Bruna Alves

Colaboração para o UOL, em São Paulo

09/04/2019 10h28Atualizada em 09/04/2019 20h15

Localizado no alto da Serra catarinense, a cidade de Urupema registrou -0,2ºC na manhã de hoje. Essa foi a primeira temperatura negativa em Santa Catarina neste ano, segundo o Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia de Santa Catarina (Ciram).

No início dessa manhã, os termômetros ficaram próximos a zero grau em outras cidades do estado como Urubici (0,4ºC) e São Joaquim (3,7ºC), com sensação térmica negativa.

Segundo os meteorologistas do Ciram, a temperatura baixa logo no quarto mês do ano foi provocada pela alta pressão que está passando pelo sul do país. Com isso, ela trouxe uma massa de ar frio e tempo seco, contribuindo para uma madrugada mais gelada, principalmente nos pontos mais altos.

Urupema (SC) registra -0,2ºC nesta terça-feira - Marcelo Muniz/Divulgação/Prefeitura de Urupema - Marcelo Muniz/Divulgação/Prefeitura de Urupema
Urupema (SC) registra -0,2ºC nesta terça-feira
Imagem: Marcelo Muniz/Divulgação/Prefeitura de Urupema
O instituto informou que as temperaturas tendem a subir no decorrer do dia. À tarde, o sol aparece com poucas nuvens em todas as regiões do estado, deixando um clima mais agradável, chegando à temperatura máxima de 25ºC. Para os próximos dias, a previsão é que as temperaturas fiquem entre os 13ºC e 27ºC, com madrugadas geladas.

No ano passado, a temperatura mais baixa em Urupema no mês de abril foi de 2,2ºC, segundo o Ciram. Mas nos dois anos anteriores, no mesmo período, a cidade teve temperaturas negativas. Em 2017, os termômetros marcaram -4,4ºC e em 2016 o menor registro foi de -3,2ºC.

"O que se espera é que, até o final do mês, uma massa de ar frio mais intensa chegue no sul do Brasil trazendo temperaturas negativas e até geadas", explicou a meteorologista Laura Rodrigues, do Ciram.

Na região Sul do Brasil, as temperaturas começam a cair entre março e abril devido à altitude, de acordo com o Ciram. No outono é comum ocorrer temperaturas negativas nas madrugadas e manhãs no estado.

Veja previsão do tempo em todo o país

Band Terra Viva